Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Geral

Ações do Governo do Brasil facilitam a busca de emprego pelos brasileiros

São ações práticas que reduzem a burocracia e facilitam a vida do trabalhador.

Portal Brasil

25 de Novembro de 2017 - 09:37

Com o objetivo de facilitar o acesso ao emprego pelos brasileiros, o Governo do Brasil lançou nesta terça-feira (21) um pacote com quatro medidas para ajudar quem precisa de um trabalho. São ações práticas que reduzem a burocracia e facilitam a vida do trabalhador.

As novidades incluem a carteira de trabalho digital, a versão do aplicativo Sine Fácil para iOS, dos celulares Apple, a possibilidade de acessar o seguro-desemprego pela internet e cursos de ensino a distância gratuitos.

Conheça as novidades:

Trabalhadores terão cursos gratuitos à distância

Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), serão oferecidos um total de 50 cursos gratuitos até o fim do ano que vem. A distância, as classes serão acessadas a partir de qualquer computador por meio do endereço http://escola.trabalho.gov.br.

Os 12 primeiros cursos estarão disponíveis a partir desta terça-feira (21), e os desempregados receberão as informações sobre o programa na primeira etapa de pedido do seguro-desemprego.

Cadastro para o seguro-desemprego também pela internet

Ainda no esforço de desburocratizar processos que podem ser demorados para o trabalhador, agora quem está desempregado poderá fazer e solicitar o benefício por meio da Internet. Antes, era preciso agendar e comparecer a um posto de atendimento do Sine para encaminhar o seguro-desemprego.

A partir de 21 de novembro, contudo, o cadastro e solicitação poderão ser feitos por meio do endereço https://empregabrasil.mte.gov.br/ assim que a pessoa receber os documentos de demissão. Ainda que a presença do trabalhador seja requisitada posteriormente, o prazo de 30 dias para receber o benefício começa a contar no momento do cadastro no site, e não mais após o atendimento presencial.

Carteira de trabalho digital leva suas informações pela internet

Informações sobre contratos e qualificação estarão à mão do trabalhador brasileiro a partir de 21 de novembro. Fruto de uma parceria com Dataprev, agora a carteira de trabalho poderá ser acessada por meio de aplicativo disponível em todos os sistemas operacionais.

Experiências formais, dados e solicitação e primeira e segunda via da carteira de trabalho física estarão disponíveis pela ferramenta. O objetivo principal é facilitar a vida do trabalhador em consultas e solicitações, sendo que o documento físico ainda será considerado o oficial.

SineFácil agora está disponível para celulares Apple

O aplicativo Sine Fácil já é conhecido pelos brasileiros. Desde o lançamento de sua primeira versão, em maio deste ano, a ferramenta foi baixada 680 mil vezes, 180 mil pessoas foram encaminhadas a entrevistas de emprego e 3,5 mil foram reinseridas no mercado de trabalho.

Nesta nova versão, usuários do sistema operacional iOS também poderão ter acesso ao aplicativo. Mais simples e funcional, o aplicativo evoluiu e continuará auxiliando aqueles que procuram um novo emprego.

Auxílio

"[As medidas] vão ajudar e muito o trabalhador nas suas buscas por emprego e colocação no mercado de trabalho", afirmou o secretário nacional de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Leonardo Arantes, em entrevista ao Governo do Brasil.

Ao permitir a realização de processos burocráticos por aplicativo ou pela Internet, Arantes acredita que as novas ferramentas vão pesar menos no bolso de quem está fora do mercado de trabalho, permitir qualificação e, por fim, encontrar novas oportunidades.

Opinião similar tem o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, que aponta para a agilidade do serviço prestado ao trabalhador durante o processo de retomada do emprego. “Sabemos das dificuldades que os trabalhadores têm enfrentado neste momento no nosso país e estamos trabalhando para auxiliá-los da melhor forma, seja ajudando na qualificação, seja atendendo melhor quem precisar da ajuda", afirmou.