Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Jovem de 14 anos vive emoção de conhecer o pai durante rodeio tradicionalista em Dourados

O encontro dos filhos com o pai, foi registrado por amigos e integrantes do CTG.

Flávio Paes/Região News

06 de Maio de 2018 - 20:45

Jovem de 14 anos vive emoção de conhecer o pai durante rodeio tradicionalista em Dourados

Sidrolândia levou uma delegação de 90 pessoas para participar neste final de semana em Dourados do 12º Rodeio Artístico e Cultural, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho. O rodeio foi uma prévia do FEGAMS (Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha) que a cidade vai sediar em julho.

Para o jovem Carlos Gabriel Arguelho Dias, 14 anos, à ida a Dourados não foi só uma oportunidade de se apresentar com o grupo de invernada juvenil do CTG Campos do Vacaria, do qual faz parte. Representou a oportunidade de conhecer pessoalmente o pai, o construtor Reinaldo Dias, 46 anos, que antes do jovem nascer, se separou de sua mãe quando ela ainda estava grávida e se mudou de Sidrolândia.

Carlos, que é filho da professora Sandra Fabiane, contou esta história para o patrão do CTG, Vanderlei Piana e pediu a ajuda dele para participar da delegação de Sidrolândia, já que não esta apto a integrar ao grupo principal da invernada porque está em fase de aprendizado. O jovem pretendia aproveitar a ida a Dourados para conhecer pessoalmente seu pai. Foi acompanhado da irmã, Joquebede Arguelho, 16 anos, que há dois anos o ajudou a localizar o pai (pelas redes sociais). O encontro dos filhos com o pai, foi registrado por amigos e integrantes do CTG no sábado à noite numa escola, onde a delegação de Sidrolândia ficou alojada.

Rodeio

O 12º Rodeio Artístico e Cultural, realizado em Dourados atraiu delegações de 9 centros tradições gaúchas. Durante os dois dias foram realizadas competições de dança tradicionalista, em modalidades coletivas e individuais.

Os grupos apresentaram danças tradicionais gaúchas, as chamadas invernadas (nas categorias mirim, juvenil e adulta) de salão, Chula, intérpretes e declamação.