Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Brasil

STJ libera placas do Mercosul temporariamente

Governo entrou com recurso após emplacamento ter sido suspenso por liminar no começo do mês.

Globo Esporte

27 de Outubro de 2018 - 10:38

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, autorizou o emplacamento de veículos no Brasil com o novo modelo de placas do Mercosul.

A decisão foi tomada a pedido da União, e permanece até que seja julgada em todas as instâncias a ação civil pública que questiona a adoção das placas.

Suspensão temporária

A decisão do presidente do STJ suspende a liminar de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), no último dia 10.

Na ocasião, a Desembargadora Federal Daniele Maranhão Costa citou duas causas para a suspensão das placas do Mercosul:

  • na resolução que implementou as novas placas , o Denatran ficaria responsável por credenciar as fabricantes de placas, mas o Código de Trânsito estabelece que esta função é dos Detrans;
  • o modelo de placa foi adotado antes que o sistema de consultas e troca de informação das novas placas fosse implantado.

Para o TRF1, seria preciso concluir, primeiro, o novo sistema eletrônico de informações.

No pedido de suspensão da liminar, a União afirma que essa suspensão prejudica os estados que já iniciaram o trabalho de troca das placas. O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a começar o emplacamento.

A ação civil pública que pedia a suspensão do emplacamento foi ajuizada pela Associação de Fabricante de Placas de Santa Catarina, questionando duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre a implementação do novo modelo de placas e do sistema integrado de consultas de veículos do Mercosul.

Além disso, Noronha também ressaltou avanços tecnológicos das novas placas, como a possibilidade de criação do banco de dados unificado, e afirmou ser "inviável retornar ao estado prévio à implementação do sistema, em virtude dos investimentos e mudanças realizados."

Prazo para adoção era 1º de dezembro

Segundo a decisão do Denatran de antes da suspensão, os estados deveriam implementar o novo padrão de placas até 1º de dezembro.

Elas só serão obrigatórias para carros novos, transferidos de munícipio ou de proprietário, e em outras situações que exigem a troca de placas.

A placa do Mercosul foi lançada em 2014. De lá pra cá, as novas patentes tiveram o prazo de adoção adiado três vezes.

O novo padrão tem quatro letras e três números, diferente do modelo usado até então, com três letras e quatro números.