Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Antônio João

Antônio João expõe em evento nacional experiência de incluir florais no SUS

O evento aconteceu no último domingo, dia 2, no Bourbon Convention Ibirapuera, na capital paulista.

Edilson José Alves/Assessoria

04 de Dezembro de 2018 - 13:22

Antônio João expõe em evento nacional experiência de incluir florais no SUS

A prefeita Márcia Marques, acompanhada da secretária municipal de Saúde, Patrícia Magalhães, apresentou durante evento nacional realizado em São Paulo, a experiência positiva de incluir na rede básica de saúde de Antônio João a opção de tratamento com os Florais de Saint Germain.

O evento aconteceu no último domingo, dia 2, no Bourbon Convention Ibirapuera, na capital paulista, sendo que a abertura foi feita pela terapeuta floral, Talita Margonari Lazzuri, que falou sobre “A Terapia Floral como Epistemologia de Cuidado Integral”. Logo depois, o psiquiatra Maurício Nasser Ehlke, discorreu sobre o seguinte tema: “O impacto da via de parto na epigenética e no neurodesenvolvimento: um novo paradigma para a humanidade. Em seguida, o cirurgião dentista e fisiologista, Valdemar Castro Júnior, abordou sobre “A manutenção da saúde, o corpo etérico e sua influência na epigenética”.

Ainda no período da manhã, a especialista Rosana Souto, terapeuta floral e engenheira química, abordou o tema “A dispensação coletiva dos florais de Saint Germain em sala de aula: um caminho rumo a educação integral, inclusiva e fraterna”. E fechando a manhã de palestras, a secretária municipal de Saúde, Patrícia Magalhães, que é enfermeira obstetra e especialista em saúde da mulher, discorreu sobre “A implementação dos florais de Saint Germain no SUS em Antônio João”.

No período da tarde, o evento prosseguiu com Joseanne Roque, terapeuta floral e membro da Associação Mundial de Educação Especial Brasil com sede em Cuba, a qual falou sobre o “Programa Nacional de Terapia Floral na Maternidade nas fases da: Concepção, Pré-Natal, Parto, Puerpério e Amamentação”. A doutoranda em enfermagem abordou o tema: “Eficácia da Terapia Floral sobre Diagnósticos de Enfermagem em mulheres no climatério”.

Logo depois, a terapeuta floral e socióloga, Eliane Locks, discorreu sobre “Aplicações práticas dos Florais de Saint Germain na Educação”. Rosângela Vecchi Bittar, terapeuta Floral, coordenadora de práticas complementares à saúde da Associação Brasileira de Alzheimer, fez palestra sobre “Como os Florais de Saint Germain podem auxiliar a pessoa com a demência de Alzheimer”.

A última palestra foi proferida pela terapeuta floral Camila Marques da Silva, que é também médica veterinária e terapeuta integrativa, a qual abordou o tema: “Florais de Saint Germain os Estudos Randomizados e Projetos Sociais em Humanos e Animais”. Fechando o evento, foram apresentadas as novas fórmulas compostas e também aconteceu a apresentação do livreto “Metodologias de uso do jogo de fotos”, com a terapeuta floral e arquiteta, Talita Margonari Lazzuri.

AVALIAÇÃO

A prefeita Márcia Marques que esteve presente no evento na capital paulista destacou o pioneirismo de Antônio João ao adotar primeiro entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, a terapia de florais. “Apresentamos em São Paulo  os resultados obtidos até agora com o Espaço Vida, desenvolvido através do NASF e Secretaria Municipal de Saúde. As informações que repassamos servirão de modelo para outros municípios brasileiros”, destacou.

“Os resultados de Antônio João foram aclamados pelo público presente, servindo de referência e inspiração para muitos outros municípios. Nós acreditamos no SUS e acreditamos que a saúde pública bem executada pode funcionar com qualidade em nosso país. Quero parabenizar a toda equipe de saúde do nosso município e a nossa população que acredita no nosso trabalho. Também faço um agradecimento especial a diretora do Florais de Saint Germain Talita Margonari”, destacou a prefeita Márcia Marques.