Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Saúde

Novo CEM abre mais cedo e a partir de 2019 terá agendamento por horário

No sistema atual, ao agendar, o paciente só sabe o dia que será atendido pelo médico especialista.

Flávio Paes/Região News

16 de Dezembro de 2018 - 21:14

Novo CEM abre mais cedo e a partir de 2019 terá agendamento por horário

Abrigado desde a última quarta-feira no antigo Posto de Saúde, agora reformado, o Centro de Especialidades Médicas, que se agregou ao Centro de Especialidades Odontológicas, passou a abrir uma hora antes (as 6 horas da manhã) e a partir de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde planeja adotar o agendamento de consultas, não só o dia, mas também o horário, em que o paciente será atendido, entre 6 e 11 horas da manhã.

O objetivo, segundo o secretário Nélio Paim, é evitar que a população precise passar a madrugada no CEM na expectativa de estar entre os primeiros a serem atendidos, quando começa o atendimento.

No sistema atual, ao agendar, o paciente só sabe o dia que será atendido pelo médico especialista. A partir do ano que vem, os pacientes serão divididos por faixas de horários (das 6 às 7; das 8 às 9 horas, e assim sucessivamente até às 11 horas). “Sabendo que será atendido entre 10 e 11 horas, não tem porque a pessoa chegar no CEM de madrugada”, avalia o secretário.

Para reformar e equipar o Centro de Especialidades Médicas foram investidos R$ 300 mil, metade do recurso alocado de uma emenda do deputado federal Dagoberto Nogueira e o restante recurso próprio.

Outra nova inovação, já implantada, foi na sala da Fisioterapia, ampliada, com novos aparelhos, sala infantil e horário de início das sessões antecipadas. Crianças e adultos serão atendidos em salas separadas.

Serviços oferecidos no CEM

Especialidades médicas: Ginecologia (consultas ambulatoriais, procedimentos, ambulatório de gestação de alto risco), Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Urologia, Ambulatório de Cirurgia Geral, Ortopedia, Cardiologia, Oftalmologia.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO): Endodontia, Periodontia, Ambulatório a pacientes especiais, Protesista, Raio X, Laboratório de Próteses.

Multiprofissional: Psicologia, Fonoaudiologia com atendimento clínico e teste da orelhinha, Nutricionista, Fisioterapia Adulto e Pediátrica.

Exames complementares: Ultrassonografia, Eletrocardiograma; Laboratório de Análises Clínicas.