Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Luto

Morre aos 97 anos Moacir Aleixo, veterano da Segunda Guerra

Ex-combatente recebeu diversas condecorações.

Midiamax

30 de Dezembro de 2018 - 19:01

O veterano de guerra das Forças Expedicionárias Brasileira (FEB), Moacir Aleixo, morreu hoje (30), aos 97 anos, em Campo Grande. Aleixo lutou, juntamente a outros aliados, na Segunda Guerra Mundial contra o nazifascismo.

Segundo a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Regional Mato Grosso do Sul (ANVFEB/MS), o combatente foi soldado integrante do 11 Regimento de Infantaria – 11 RI, oriundo de São João del Rey (MG). Atuação dele e de outros brasileiros aconteceu nas cidades italianas de Monte Castello, Monteses e Castelnuovo.

Ainda conforme o órgão, ele chegou ao fronte em 6 de outubro de 1944 e regressou para o Brasil em maio 1945, por motivo de ferimento recebido em combate. O CMO (Comando Militar do Oeste) também se manifestou sobre o falecimento. “Que o exemplo deste herói inspire as futuras gerações na luta pelos ideais da democracia e liberdade”, diz parte da nota.

Homenagem

Em 22 de maio, Aleixo e outros cinco companheiros de guerra, foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS). O evento entregou aos homenageados a Medalha do Mérito da Força Expedicionária Brasileira, instituída por meio da Resolução 10/2005.

Confira a nota da ANVFEB-MS na íntegra:

“A família ANVFEB – MS lamenta profundamente informar o falecimento, nesta data, do nosso herói nacional Sr. MOACIR ALEIXO, Idt 2G – 126 801, veterano da Força Expedicionária Brasileira – FEB, aos 97 anos de idade, nesta cidade de Campo Grande – MS.

O Sr MOACIR foi soldado integrante do 11 Regimento de Infantaria – 11 RI, oriundo de São João del Rey – MG, que participou da Segunda Guerra Mundial, na Itália, ao lado dos aliados, combatendo o nazifascismo.

Atuou na Itália sob o comando do Cel Delmiro Pereira de Andrade, entre 22 Set 1944, quando embarcou com o 11 RI no terceiro escalão, tendo chegado na Itália em 06 OUT 1944, e regressou evacuado para o Brasil em 10 Maio 1945, por motivo de ferimento recebido em combate por ação objetiva do inimigo.

Participou de diversas batalhas, dentre as quais MONTE CASTELLO, MONTESE e CASTELNUOVO.

Recebeu diversas condecorações, destacando- se como principais:
a MEDALHA DE CAMPANHA DA FEB; 
a MEDALHA SANGUE DO BRASIL; 
a MEDALHA DA VITORIA; e a MEDALHA DO MÉRITO DA FEB.

Sr MOACIR ALEIXO, muito obrigado. 
MISSÃO CUMPRIDA

Que a sua vida e os bons exemplos nos sirvam de inspiração.