Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Saúde

Em 10 dias, notificações de dengue aumentam 135% em Sidrolândia

Segundo o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, as notificações aumentaram 135%.

Flávio Paes/Região News

25 de Janeiro de 2019 - 10:41

Em 10 dias, notificações de dengue aumentam 135% em Sidrolândia

Nas três primeiras semanas de 2019 o número de notificações de pacientes com sintomas da dengue já é maior que o registrado ano passado. Segundo o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, as notificações aumentaram 135%, saltando de 45 até o dia 14 para 106 contabilizados ontem, quinta-feira, 10 dias depois. Destas notificações, 33 foram constatadas em pessoas que buscaram atendimento médico nas unidades básicas de saúde e já há 6 seis casos confirmados por exame laboratorial.

Mantida esta tendência, é possível que a cidade volte a enfrentar um cenário de epidemia, como em 2016, quando foram 1.039 registros e nesta mesma época do ano já haviam 164 notificações.

A Secretaria Municipal de Saúde está em alerta e garante que se a população contribuir, mantendo seus quintais limpos, será possível manter a doença sob controle, livre do risco de repetir a situação de epidemia registrada há três anos.

O período de chuva, seguido por intervalos de estiagem com alta temperatura, além da negligência da população, que insiste em não limpar seus quintais, descarta lixo (sofás, material inservível, geladeiras, sofás) na rua ou em terrenos baldios.

Os agentes da Vigilância Epidemiológica estão trabalhando diariamente com visitas em residências e a terrenos baldios. A finalidade é eliminar recipientes que acumulem água e sirvam de criadouro para o mosquito, ao mesmo tempo em que orientam os moradores sobre a responsabilidade de cada um em contribuir com o combate ao aedes.