Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Economia

Energia elétrica fica mais cara a partir desta segunda-feira em MS; 12.48% de reajuste

O aumento foi aprovado no dia 2 de abril em reunião ordinária da Aneel em Brasília.

G1 MS

08 de Abril de 2019 - 15:56

O reajuste do valor da energia elétrica em Mato Grosso do Sul está valendo a partir desta segunda-feira (8) em 74 municípios do estado. O aumento foi aprovado no dia 2 de abril em reunião ordinária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em Brasília, o novo índice foi homologado por unanimidade.

"Era 54 centavos 1 Kwh gasto, agora nós partidos de quase 61 centavos, em cima desse colocar todos os impostos conforme o consumo da residência e a gente pensa que isso vai gerar em torno de 72 centavos a 80 centavos ou mais dependendo da faixa de consumo da residência", explicou a presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica (Concen-MS), Rosimeire Costa.

De acordo com a Aneel, o aumento da tarifa baseado nos Efeitos dos Reajustes Tarifários é de 9,3%. Esse índice é composto pelos reajustes médios anuais de distribuição (1,7%), encargos (1,6%), energia de revenda (4,7%) e perdas (1,4%). Segundo a concessionária de energia, 40% do valor das contas é composto por impostos e encargos.