Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Mato Grosso do Sul

Exército inicia operação de fiscalização de comércios de armas

É oitava vez que trabalhos do tipo são realizados em MS

Correio do Estado

10 de Abril de 2019 - 08:14

Exército inicia operação de fiscalização de comércios de armas

O Exército iniciou nesta terça-feira (9), por meio de sua Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), a oitava edição da Operação Alta Pressão, com objetivo de fiscalizar o comércio, o tráfego e a utilização de armas de fogo, munições e insumos, nas empresas cadastradas junto às Forças Armadas.

Durante as ações, serão verificadas as documentações, condições de segurança, armazenamento, comercialização e o transporte, com base nas normas em vigor.

A fiscalização poderá se estender a outros Produtos Controlados pelo Exército (PCE), como explosivos e pólvoras, "observada a necessidade e a conveniência, no decorrer da operação", segundo informa comunicado emitido pela assessoria das Forças Armadas.

Na área de responsabilidade da 9ª Região Militar, compreendendo os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças-GO, as atividades serão realizadas por 11 equipes, compostas por cerca de 45 fiscais militares, integrantes do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC/9).

As equipes contarão também com a participação de integrantes de Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e de agências governamentais.

Segundo o Exército, desde a primeira operação do gênero, ocorrida em 2015, foi possível constatar uma significativa redução no comércio indevido de armas e munições, no âmbito regional e nacional.

Todo esse empenho tem como objetivo coibir o cometimento de ilícitos com o uso desses produtos controlados, contribuindo, significantemente, para a segurança da sociedade e a preservação da ordem pública.

Exército inicia operação de fiscalização de comércios de armas