Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Economia

Passagens aéreas ficaram em média 35% mais caras em 12 meses

Dados são do IBGE; crise na Avianca pode ter contribuído para alta recente de preços em algumas rotas.

G1

10 de Maio de 2019 - 16:59

Passagens aéreas ficaram em média 35% mais caras em 12 meses

Os preços das passagens aéreas subiram bem acima da inflação nos últimos 12 meses, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta média do item foi de 35,12% no período entre maio de 2018 e abril de 2019. No mesmo período, a inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a 'inflação oficial' do país, ficou em 4,94%.

No ano, no entanto, houve queda de preços, de 9,21%, segundo o IBGE, enquanto a inflação geral ficou em 0,57%.

'Efeito Avianca'

Um levantamento feito pelo Skyscanner a pedido do G1 apontou que a crise vivida pela Avianca Brasil – que vem cancelando centenas de voos desde abril, por conta da recuperação judicial da empresa e da devolução da maior parte dos aviões que operava – pode ter tido influência sobre os preços das passagens aéreas nas últimas semanas.

O site de busca de viagens mapeou as 15 rotas mais reservadas operadas pela Avianca Brasil e comparou a evolução dos preços médios praticados por todas as companhias de 14 de janeiro a 28 de abril. Os dados obtidos sugerem que a alta de preços nessas rotas se intensificou a partir do início de abril, quando a Avianca começou a cancelar voos em massa.