Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Esporte

Aos 40, tricampeã olímpica Kerri Walsh abre etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

Maior campeã dos Jogos ainda em atividade, norte-americana é atração do primeiro dia do principal evento anual da modalidade no Brasil.

Globo Esporte

14 de Maio de 2019 - 10:54

O primeiro dia da etapa de Itapema do Circuito Mundial de Vôlei de Praia terá como atração ninguém mais, ninguém menos que Kerri Walsh. Aos 40 anos, a norte-americana tricampeã olímpica (Atenas 2004, Beijing 2008 e Londres 2012) disputará o único jogo previsto para esta terça-feira. Pelo country quota, ela enfrentará, ao lado de Sweat, as compatriotas Sponcil e Claes. O duelo que marca a abertura do principal evento de vôlei de praia no Brasil em 2019 será às 14h. Arena do torneio catarinense está montada na orla da região conhecida como Meia Praia, entre as ruas 307 e 313.

No torneio brasileiro, a veterana terá um caminho árduo. Além de passar pela triagem nacional (no caso, norte-americana), ela terá ainda que enfrentar o quali, para só depois chegar à fase de grupos. A caminho dos 41 anos - faz aniversário em agosto - , ela pretende chegar à sua quinta olimpíada em Tóquio 2020. Para que isso aconteça, Walsh precisará antes vencer a corrida olímpica dos Estados Unidos - período em que as duplas competem de forma interna por uma vaga nos Jogos.

Como cada país poderá levar no máximo duas duplas por gênero ao Japão, o resultado em Santa Catarina é importante para a caminhada da multicampeã. A rainha do vôlei de praia tem no currículo, além dos três ouros olímpicos, um bronze conquistado na Rio 2016. Foi no Brasil que a norte-americana perdeu seu primeiro e único jogo após outras três edições. Na semifinal, ela foi derrotada pela dupla Ágatha e Barbara Seixas. As brasileiras depois ficaram com a prata, perdendo na final para a Alemanha.

Parte do processo olímpico dos times brasileiros, a etapa de Itapema será igualmente importante para os atletas do país, que estreiam mais tarde, na quarta-feira. Ao todo, 16 duplas do Brasil marcarão presença nas areias catarinenses. Oito femininas: Ágatha/Duda, Barbara Seixas/Fernanda, Maria Elisa/Carol Solberg, Ana Patrícia/Rebecca, Talita/Taiana, Victoria/Tainá, Carol Horta/Angela e Josi/Neide. Oito masculinas: Alison/Alvaro, Evandro/Bruno Schmidt, Andre/George, Pedro Solberg/Vitor Felipe, Guto/Saymon, Thiago/Oscar, Jo/Luciano, Hevaldo/Arthur.

Itapema no calendário mundial

De vez no calendário internacional do vôlei de praia, a cidade de Itapema se prepara para receber a etapa do Circuito Mundial entre os dias 14 e 20 de maio. O município de 70 mil habitantes, localizado na costa de Santa Catarina, sedia pela segunda vez consecutiva o torneio e, nesta edição, chegou a investir um total de um milhão de reais no que pode ser considerado o "evento do ano". A capacidade da arena de jogos em 2019 será de cinco mil lugares, dois mil a mais se comparado ao ano passado.

Nesta terça-feira, o músico gaúcho Serginho Moah inaugura a vila do vôlei.