Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Política

Bolsonaro diz a garimpeiros que pretende passar lavra de garimpos para a pasta de Minas e Energia

Atualmente, função cabe à Agência Nacional de Mineração (ANM).

G1

05 de Novembro de 2019 - 10:47

Bolsonaro diz a garimpeiros que pretende passar lavra de garimpos para a pasta de Minas e Energia

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (5) a garimpeiros que pretende passar a atribuição de conceder lavras de garimpo para o Ministério de Minas e Energia. Atualmente, a responsabilidade é da Agência Nacional de Mineração (ANM).

O presidente falou com garimpeiros na porta da residência oficial do Palácio da Alvorada. Para Bolsonaro, se as lavras de terra ficarem com a ANM, "complica" a situação da categoria.

"Pegaram a legislação da lavra dos garimpeiros e jogaram para agência de mineral. Lá é que decidem essas questões, mas dá para eu voltar o ministério isso aí. Conversei com o ministro Bento [Albuquerque, das Minas e Energia] hoje para nós decidirmos. Se deixar para o lado de lá, a gente não sabe, complica a situação de vocês", disse o presidente.

Bolsonaro voltou a falar para os garimpeiros que é contra a queima de maquinário apreendido em operações de combate a garimpos ilegais.

"Queimar maquinário, hoje vou conversar de novo. Se a máquina chegou lá, ela sai", disse o presidente. "Já dei a dica para vocês: se entrou, sai", completou.