Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Região

Condomínio com portaria: descubra as vantagens de viver seguro

Saiba como o serviço de portaria 24h pode melhorar sua vida.

Redação/Região News

26 de Novembro de 2019 - 07:58

Condomínio com portaria: descubra as vantagens de viver seguro

Morar em um condomínio com portaria pode ser bastante atrativo para a maioria das pessoas, pois se trata de um serviço agregado que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Quem busca por uma casa ou apartamento de condomínio, geralmente está em busca de maior segurança, por exemplo, e isso é consequência do aumento da violência no país. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado pelo O Globo, o conhecido Atlas da violência registrou um aumento de 6,8% no número de pessoas assassinadas por armas de fogo entre 2016 e 2017.

Segundo a ONU, nosso país é o segundo mais violento da América do Sul. Estamos atrás apenas da Venezuela, que sofre uma crise social e econômica.

No entanto, além da segurança, existem outras vantagens que um condomínio com portaria oferece aos moradores, como praticidade, conforto e assessorias. Conheça a seguir um pouco mais sobre esses benefícios.

SEGURANÇA E TRANQUILIDADE

Um condomínio com portaria, geralmente, conta com um sistema de registro manual ou eletrônico do fluxo de pessoas e de veículos que chega e deixa o residencial, melhorando o controle de entradas e saídas.

Tanto os portões de passagem de pedestres quanto os da garagem podem ser monitorados 24 horas por um sistema interno de câmeras e ter o processo de abertura e fechamento acionados de forma remota. Além disso, condomínios hoje contam com câmeras de monitoramento em locais comuns do prédio, como recepção, estacionamento, áreas de lazer, academia e outros.

Com essa organização, é possível identificar os visitantes por meio de registros e monitorar seus movimentos e períodos de permanência no local. Do lado de fora, as câmeras ajudam a identificar placas de veículos e pessoas antes da liberação da entrada. Também auxiliam na vigilância de partes externas ao entorno do condomínio, facilitando o flagrante de pessoas e veículos com comportamentos suspeitos. Nesses casos, os moradores são alertados dos perigos.

Para evitar riscos e mal-entendidos, a portaria também deve ter um controle de recebimento e entrega de encomendas, registrando a chegada e a retirada com datas e identificações. Isso reduz o risco de furtos e extravios no prédio. Mesmo que o porteiro não seja necessariamente um profissional de segurança, ele deve contribuir muito nesse sentido.

MAIS PRATICIDADE E CONFORTO

Quando você mora em um condomínio com portaria, na maioria dos casos, conta com serviços de atendimento 24 horas. Isso mesmo, um porteiro experiente e devidamente treinado fica de prontidão para auxiliar as pessoas em diversas situações, independentemente do horário, proporcionando maior comodidade aos moradores e, também, aos visitantes.

Em outro caso, se você estiver aguardando alguma entrega e ela chegar quando não estiver em casa ou estiver ocupado, o porteiro recebe a encomenda por você. Também, se alguma visita chegar numa hora imprópria, ele pode solicitar que a pessoa aguarde na recepção, sendo mais conveniente para ambos, moradores e visitantes.

No geral, o porteiro facilita ao máximo a entrada e saída de pessoas, veículos e mercadorias das dependências do residencial, evitando a exposição a riscos e outros imprevistos que possam comprometer a integridade física dos moradores.

ASSESSORIA 24 HORAS POR DIA

Outra vantagem de morar em um condomínio com portaria é a assessoria recebida. Muitas vezes, o síndico está ausente ou ocupado com outras tarefas a ponto de não poder dar atenção aos moradores quando precisam.

Nessas horas, o porteiro atua como intermediador, ouvindo as pessoas e repassando a mensagem ou resolvendo ele mesmo as solicitações dos moradores, quando estão ao seu alcance. Dessa forma, o porteiro tem a chance de entregar soluções rápidas a pequenos problemas corriqueiros, aliviando boa carga de trabalho do síndico e deixando os moradores mais satisfeitos com uma atitude ágil.

EMPREENDIMENTOS SEGUROS

Embora a portaria seja muito importante para manter a segurança e conforto do morador, é necessário priorizarmos também toda a estrutura da área de lazer do condomínio. Um empreendimento que visa segurança, consegue incluí-la como prioridade em seu projeto.

Aproveitar espaços como piscinas, playgrounds, saunas bem planejadas garante momentos divertidos e relaxantes sem nenhum risco. Nesta hora é muito importante avaliar a credibilidade da construtora responsável pela obra de seu condomínio. Uma das construtoras que tem se destacado no quesito segurança de condomínios fechados é a Corpal - Construtora e Incorporadora. Segundo a empresa, todas as portarias dos residenciais fechados que constroem possuem portaria 24h. Além disso, a construtora adota um alto padrão de segurança em todas as estruturas de suas áreas de lazer.

Como pode ver, morar em um condomínio com portaria tem muitas vantagens. O aumento da qualidade de vida melhora significativamente e isso tem levado muita gente a procurar por imóveis desse tipo.