Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Agronegócio

Estado produzirá mais de 19,5 milhões de toneladas de grãos nesta safra

Levantamento divulgado hoje aponta que plantio da soja, mesmo com clima desfavorável, ficou em 2,9 milhões de hectares

Campo Grande News

10 de Dezembro de 2019 - 16:44

Estado produzirá mais de 19,5 milhões de toneladas de grãos nesta safra

Os campos sul-mato-grossenses devem ter produção estimada de 19,5 milhões de toneladas de grãos e produtos agrícolas na safra 2019/2020. O volume é 6,8% maior do que o obtido no ano passado. Os dados fazem parte da terceira estimativa da safra 2019/20 de grãos divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta terça-feira (10). O plantio ficou em 4,9 milhões de hectares índice 1,8% superior ao ano agrícola passado.

A área plantada que acabou de ser finalizada para a soja ficou em 2,9 milhões de hectares pouco abaixo dos 3 milhões previstos pela assistência técnica do Estado. Mesmo assim, com todos os problemas de clima, a produção esperada deverá superar 9 milhões de toneladas com aumento de 12% diante da safra anterior.

Brasil

No País, o relatório aponta para uma produção de 246,6 milhões de toneladas, com aumento de 1,9%, equivalente a 4,6 milhões de toneladas sobre a safra 2018/19. Os números que registram novo recorde da série

A área semeada mantém a expectativa positiva de crescimento superior à safra passada, com variação de 1,5%, alcançando 64,2 milhões de hectares. É bom lembrar que as culturas de segunda e terceira safras, além das de inverno, terão seus indicativos atualizados mais adiante, perto do período de cultivo.

Para a soja, há tendência de crescimento de 2,6% na área plantada em relação à safra passada e a estimativa aponta também para uma produção de 121,1 milhões de toneladas. As chuvas irregulares registradas no início do ciclo, em estados da região Centro-Oeste e Sudeste, por exemplo, apresentaram melhoras a partir do mês de novembro, o que favoreceu o avanço das operações de plantio. Já no Matopiba, que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, as mudanças climáticas interferiram na evolução da semeadura, mas a perspectiva é que o plantio seja realizado dentro do calendário próprio para a região.

O milho primeira safra, que tem crescimento de área de 1,2% e totalização de 4,2 milhões de hectares, continua perdendo espaço para a soja neste período. Nesta primeira fase, a estimativa de produção é de 26,3 milhões de toneladas. Com a colheita da soja, a partir de janeiro, inicia-se a semeadura da segunda safra de milho, que representa 72% da produção total do cereal no país.

A área do algodão, que apresentou grandes aumentos nas últimas duas safras, registra agora um acréscimo de 1,6%, devendo situar-se em 1,6 milhão de hectares. A produção estimada do algodão em caroço é de 6,8 milhões de toneladas e a da pluma, de 2,7 milhões de toneladas, similares, portanto, ao da safra anterior.

Já para o feijão primeira safra, a estimativa é de redução de 1,3% na área em comparação com a temporada passada. A cultura também perde espaço para a soja e o milho que apresentam melhor rentabilidade. Também o trigo que já está com 97% da produção colhida, deve alcançar 5,2 milhões de toneladas e redução de 3,9% em relação a 2018.