Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolândia

Nomeado novo comandante da PM em Sidrolândia, tenente-coronel Célio Ramos Barbosa

O novo titular da 8ª Companhia Independente, atualmente está lotado na Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

Flávio Paes/Região News

02 de Janeiro de 2020 - 09:42

Nomeado novo comandante da PM em Sidrolândia, tenente-coronel Célio Ramos Barbosa

O pernambucano de Limoeiro, Célio Ramos Barbosa, de 46 anos, será o novo comandante da Polícia Militar de Sidrolândia, em substituição ao tenente coronel Erivaldo José Duarte Alves que estava no cargo desde maio de 2018 e  deixa o cargo,  segundo a versão oficial,porque vai se aposentar em fevereiro.

O novo titular da 8ª Companhia Independente, atualmente está lotado na Secretaria de Justiça e Segurança Pública, atuando na Superintendência de Planejamento e Projetos como Coordenador Estadual da Rede de Educação a Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

O tenente coronel Erivaldo José Duarte, mesmo com as dificuldades de efetivo, que se acentuaram desde setembro, quando uma guarnição de cinco policiais foi presa dentro da Operação Ave Maria, teve uma passagem marcante por Sidrolândia.

Nomeado novo comandante da PM em Sidrolândia, tenente-coronel Célio Ramos Barbosa

Obteve bons resultados no combate ao tráfico de drogas e ao contrabando, atuou firme no fechamento de bocas de fumo. Em reconhecimento a seu trabalho chegou a ser homenageado com o título de cidadão sidrolandense.

Desde a prisão de cinco policiais, acusados de extorquir contrabandistas e se apropriar de produtos apreendidos, sua saída do cargo era tida como certa, muito embora não haja nenhuma investigação sobre sua participação ou conivência com os delitos atribuídos aos policiais sob seu comando. Dias depois do episódio entrou de férias que tinha acumulada e voltou ao cargo em novembro.

O novo comandante terá como desafio sensibilizar seus superiores sobre a necessidade de ampliar o atual efetivo da Companhia que hoje só tem 23 policiais, quando seriam necessários pelo menos 50. Atualmente o trabalho de ronda ostensivo está comprometido, havendo dias em que apenas uma viatura circula pela cidade. O posto policial do Quebra Coco foi fechado por falta de efetivo. A expectativa é que com a posse dos policiais aprovados no último concurso, parte deles sejam designados para a cidade.

O novo comandante

Promovido a tenente-coronel em 2 de junho de 2017, o futuro comandante da PM, ingressou na Policia Militar como soldado em 1993. Em 1994 foi designado para o então Pelotão da Polícia Florestal na cidade de Coxim, onde permaneceu até o final de 1996. Naquele ano prestou concurso para Oficial da Policia Militar, foi aprovado, tendo sido matriculado na Academia de Polícia Militar da Brigada Militar em Porto Alegre – RS, onde se formou no final de 1999 tendo sido declarado Aspirante a Oficial PM.

Em 2000 foi promovido a 2º Tenente, em 2002 promovido a 1º Tenente, em 2005 promovido a Capitão, em 2013 promovido a Major e no último dia 04 de agosto foi promovido a Tenente Coronel, conforme Decreto "P" nº 3.962 de 03 de agosto de 2017, publicado no Diário Oficial do Estado nº 9.465 de 04 de agosto de 2017.