Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Economia

Indústria chinesa instalada em Maracaju vai produzir plástico a partir do amido de milho

A fábrica de Maracaju está em processo de construção e aguarda a importação de equipamentos da China.

Flávio Paes/Região News

26 de Janeiro de 2020 - 20:19

Indústria chinesa instalada em Maracaju vai produzir plástico a partir do amido de milho

A BBCA Brazil, empresa chinesa que vai colocar sua unidade em Maracaju em operação no mês de outubro vai usar como matéria-prima para fabricação de plástico, o amido de milho que vai produzir junto com o farelo.

Obtido da fermentação de vegetais ricos em amido, como o milho, o PLA e os produtos feitos a partir dele já são produzidos na indústria da BBCA da China, em substituição às fibras petroquímicas e plásticos petroquímicos. Amostras das mercadorias foram trazidas do país asiático para serem expostas durante a feira de tecnologia agropecuária em Maracaju.

O PLA (também chamado de PDLA, PLLA), ou melhor dizendo, poliácido láctico, é um polímero sintético termoplástico que vem substituindo os plásticos convencionais em diversas aplicações. Para se ter uma ideia, ele pode ser usado em embalagens alimentícias, embalagens cosméticas, sacolas plásticas de mercado, garrafas, canetas, vidros, tampas, talheres, frascos, copos, bandejas, pratos, filmes para a produção de tubetes, filamentos de impressão 3D, dispositivos médicos, tecidos não-trançados e outras coisas.

A fábrica de Maracaju está em processo de construção e aguarda a importação de equipamentos da China para finalizar a linha de produção dos alimentos. A expectativa é de que 300 pessoas sejam contratadas no início da operação, que vai começar tímida, mas com meta de ampliar no futuro o leque da produção – entre os materiais estão a sacola de plástico biodegradável, que dissolve na natureza; utensílios domésticos, como copos e pratos; e até camisas e camisetas, tudo feito a partir do milho.

Na semana passada durante a Showtec, em Maracaju, Hailong Huang falou sobre os objetivos da indústria. "O amido e o farelo de milho são os produtos para iniciarmos a operação. É um mercado de início dentro de Maracaju. E passo a passo vamos construir uma linha de produção de PLA, que é um material de tecnologia nova", contou Huang, gerente geral da empresa.

A indústria chinesa da província de AnHui tem unidades na França, Bélgica e Estados Unidos, e chegou ao Brasil há quase uma década. Com quatro sedes no País, a BBCA Brazil está em Campo Grande (matriz), Maracaju (fábrica de processamento de milho), São Paulo (escritório de venda de fertilizantes) e Itajaí, em Santa Catarina (escritório de venda de ácido cítrico).

Em 2018 a empresa teve a concessão de incentivo fiscais renovada com o Governo do Estado por meio do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Equilíbrio Fiscal (Fadefe). A indústria se comprometeu a investir mais de R$ 2 bilhões na instalação da esmagadora de milho em Maracaju.

Hoje 104 pessoas trabalham nas unidades do grupo em todo o País, 64 delas são brasileiras. “O restante, são chineses que entendem português, chinês e inglês. Essas pessoas gerenciam a empresa", disse Huang. Segundo ele, a principal dificuldade do grupo é encontrar mão de obra técnica e qualificada, "que entendam como funciona uma fábrica – e também de leis e impostos, não só locais".