Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Economia

Bancos terão que detalhar no extrato informações sobre uso do cheque especial

BC aprovou circular que lista informações que devem estar no extrato bancário.

G1

10 de Fevereiro de 2020 - 16:27

Bancos terão que detalhar no extrato informações sobre uso do cheque especial

O Banco Central publicou nesta segunda-feira (10) no “Diário Oficial da União” (DOU) uma circular que obriga as instituições financeiras a detalhar, no extrato bancário, uma série de informações sobre o uso do cheque especial.

Segundo o BC, as instituições financeiras devem informar:

  • o valor e forma de apuração da tarifa cobrada pela linha de crédito;
  • a taxa de juros efetiva ao mês cobrada pelo uso do cheque especial;
  • o limite contratado;
  • os valores utilizados diariamente e na data de retirada do extrato;
  • o valor dos juros acumulados pela utilização do serviço.

Desde o dia 6 de janeiro está vigorando a regra do BC que fixa o limite de 8% para a taxa mensal de juros do cheque especial. Além disso, as regras permitem a cobrança de tarifa de 0,25% sobre o valor do limite de crédito disponível. A tarifa pode ser cobrada em cima do valor que ultrapassar R$ 500.

Os bancos que optarem por cobrarem a tarifa de disponibilização do cheque especial terão até 1º de junho de 2020 para se adaptar às novas regras sobre informações disponíveis no extrato.

As demais instituições, que não cobrarão a tarifa de disponibilidade do crédito, deverão se adequar às novas regras sobre o cheque especial a partir de 1º de novembro de 2020.

De acordo com o BC, as informações exigidas dos bancos com a circular darão “condições adequadas para que os clientes possam acompanhar o uso do cheque especial e avaliar o impacto das cobranças de juros e de tarifas realizadas pelas instituições”.