Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Esporte

Martinelli, Paquetá, Vinícius Júnior e Reinier são convocados para amistosos da seleção olímpica

André Jardine não chama zaga do Pré-Olímpico

Globo Esporte

06 de Março de 2020 - 16:53

O técnico André Jardine anunciou nesta sexta-feira a lista de convocados para os primeiros compromissos da seleção sub-23 após garantir vaga nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020. A relação tem diversas mudanças em comparação ao grupo que disputou Pré-Olímpico no início do ano. Os principais nomes são Vinícius Junior e Reinier, do Real Madrid, Lucas Paquetá, do Milan, e Gabriel Martinelli, do Arsenal.

O Brasil iria enfrentar a Arábia Saudita e o Egito nos dias 26 e 29 de março em Dubai, nos Emirados Árabes, mas os amistosos foram cancelados por causa do coronavírus. A CBF corre atrás de novos rivais.

– Vamos dar notícia sobre os adversários. O motivo do cancelamento foi o coronavírus, que está afetando o mundo inteiro. Vamos trabalhar para ter os dois amistosos. Foi a federação local e o Ministério da Saúde (dos Emirados Árabes). Eles avisaram que não poderiam realizar os jogos – explicou o coordenador da base da CBF, Branco.

Para esta data Fifa, a liberação dos atletas é obrigatória. Já para a Olimpíada, a CBF precisa negociar com os clubes.

– Acho que o primeiro grande argumento é a vontade do jogador. Queremos sentir de cada um. Com Vinicius já conversei, ele expôs sua vontade de disputar as Olimpíadas. Ele já até conversou com o Real Madrid. Tecnicamente ele sempre teve nível, mas no Pré-Olímpico a liberação seria complicada. Agora queremos acreditar que todos vamos conseguir êxito na liberação. A Olimpíada tem peso na carreira de cada um – disse o técnico André Jardine, em entrevista coletiva.

"Vamos passar novamente a construir esse time. Esperamos que todos clubes tenham compreensão. Não preciso reiterar quão importante são os Jogos Olímpicos e ter equipe muito forte, à altura da seleção brasileira"

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS CONVOCADOS

  • Goleiros: Cleiton (Red Bull Bragantino), Lucas Perri (São Paulo) e Phelipe (Grêmio).
    Zagueiros: Gabriel (Lille), Ibañez (Roma), Luiz Felipe (Lazio) e Lyanco (Torino).
  • Laterais: Emerson Royal (Bétis), Guga (Atlético-MG), Ayrton Lucas (Spartak Moscou) e Caio Henrique (Grêmio).
  • Meio-campistas: Douglas Luiz (Aston Villa), Lucas Paquetá (Milan), Matheus Henrique (Grêmio), Maicon (Shakthar Donetsk ), Pedrinho (Corinthians), Reinier (Real Madrid) e Wendel (Sporting).
  • Atacantes: Antony (São Paulo), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (RB Leipzig), Paulinho (Bayer Leverkusen) e Vinícius Júnior (Real Madrid).

André Jardine não poderá contar com o volante Bruno Guimarães, do Lyon, destaque do Pré-Olímpico na Colômbia, convocado pelo técnico Tite para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

– A gente não perdeu o Bruno Guimarães, a gente ganhou, pois estamos contribuindo com o grande objetivo de chegar na seleção principal. Ele se sentiu muito à vontade com a camisa. Desejamos toda sorte do mundo, todo êxito que ele merece – afirmou Jardine.

Chamou a atenção o fato dos quatro zagueiros da lista de convocados desta sexta-feira serem diferentes daqueles que disputaram o torneio Pré-Olímpico na Colômbia. O treinador explicou a mudança.

– Tivemos baixas (no Pré-Olímpico) com Lyanco por lesão, Ibañez em negociação e o Gabriel, o Lille não liberou. Quem substituiu teve ótimo desempenho. Terminamos com melhor defesa e única invicta na competição. Ainda assim tivemos problemas em algum momento. Mas passa por entrosamento e vivência com camisa da seleção. Os que estiveram no Pré-Olímpico não saem do nosso radar.

A seleção brasileira é a atual campeã do torneio olímpico de futebol masculino e garantiu a vaga para Tóquio-2020 com a conquista do Pré-Olímpico deste ano, na Colômbia. A campanha do atual ciclo olímpico teve até agora 18 jogos, com 13 vitórias, três empates e duas derrotas.

Ainda há duas vagas para Tóquio-2020Pela América do Sul, Brasil e Argentina estão garantidos. O Japão é o anfitrião. França, Alemanha, Espanha e Romênia representam a Europa. Nova Zelândia, a Oceania. Egito, Costa do Marim e África do Sul, a África. Na Ásia, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Austrália. As últimas vagas saem do Pré-Olímpico da Concacaf, no fim de março. Estados Unidos, Canadá, México, Honduras, El Salvador, República Dominicana, Costa Rica e Haiti estão na briga.