Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Após contato com senador infectado pelo Covid-19, prefeito de Sidrolândia está isolado em quarentena

Prefeito não apresenta sintomas.

Gildo Tavares/Região News

14 de Março de 2020 - 18:28

O prefeito de Sidrolândia, Marcelo Ascoli, está em quarentena por causa do Covid-19 (Coronavírus). Isso por que no dia 11 de março, esteve no gabinete do Senador Nelsinho Trad, em Brasília, quando visitou a Capital Federal na busca por recursos para o município.

Marcelo Ascoli não apresenta os sintomas do Covid-19, mas deve ser submetido a exames para diagnósticar se também contraiu o vírus. Ascoli, adotou a postura de quarentena pelo fato de ter mantido contato com Nelsinho Trad em seu gabinete, e para evitar contagiar outras pessoas, adotou o uso de máscara. Nos próximos dias ele vai despachar de sua casa.

Nesta sexta-feira, 13, o Senador Nelsinho Tad confirmou que está infectado com o vírus. Ele fez parte da comitiva do Presidente da República, Jair Bolsonaro aos EUA, em viagem oficial.

O Senador informou que tem certeza que contraiu a doença dentro do avião presidencial, pelo fato de o secretário de Comunica da Presidência, Fabio Wajngarten, ter viajado em uma poltrona atrás da que ele viajou, sendo que o secretário foi o primeiro a ter o resultado positivo para Covid-19 da comitiva presidencial.

Casos confirmados em Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado de Saúde informou neste sábado, 14 de março, que dois pacientes deram positivo para coronavírus em Mato Grosso do Sul, confirmando os primeiros casos da doença no Estado.

A SES descartou mais treze casos suspeitos da doença, totalizando 29 casos descartados. Um caso suspeito é monitorado em Três Lagoas. Os casos confirmados são: uma mulher de 23 anos que procurou a UPA Leblon no dia 12 de março e foi contaminada após contato com um caso positivo no Rio de Janeiro.

O outro caso é de um homem de 31 anos que procurou a UPA Coronel Antonino no dia 12 de março, que chegou recentemente de Londres e manteve contato com um caso positivo em São Paulo. Os dois casos estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados.

Assembleia

Também neste sábado, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Correa, publicou em uma edição especial do Diário Oficial, um ato administrativo em que estabelece medidas temporárias de prevenção pelo Covid-19, em que prevê terão acesso à Casa de leis somentedeputados, servidores, terceirizados, profissionais de veículos de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos, representantes de instituições de âmbito estadual, estagiários e empregados que prestam serviços no âmbito da Alems.

Outra medida é a suspensão de sessões solenes, eventos de Lideranças Partidárias e de frentes parlamentares, visitação institucional e outros programas patrocinados pela Alems.

Transmissão

Em geral, todos os vírus se proliferam pela respiração, em que a pessoa é infectada pela via aérea ou pelo contato das mãos com a boca ou com os olhos, respirando no mesmo ambiente, tocando algo que uma pessoa infectada tocou ou conviver em contato próximo, em que o Ministério da Saúde define como estar a dois menos de um paciente com suspeita de estar infectado, dentro da mesma sala ou área de atendimento por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual.