Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Esporte

Pesagem do UFC tem encarada com máscara médica da Peste Negra do século XIV em Las Vegas

Americano Spike Carlyle surpreende ao usar o adereço diante do rival.

GloboEsporte

29 de Maio de 2020 - 15:54

A obrigatoriedade da adoção dos protocolos de segurança para evitar o contágio do coronavírus em Las Vegas criou uma situação inusitada na pesagem do "UFC: Woodley x Burns", realizada na cidade nesta sexta-feira. Como todos os atletas escalados para o evento tiveram de usar máscaras de proteção na aferição do peso e também nas encaradas - foi a primeira vez em que essa medida foi obrigatória para todos os envolvidos no evento - um atleta decidiu inovar e encarou seu rival com a máscara usada pelos médicos do século XIV durante a "Peste Negra". Spike Carlyle encarou o rival, Billy Quarantillo, com o adereço, chamando a atenção de todos.

Outro atleta que inovou na indumentária foi Brok Weaver. O atleta, que não bateu o peso, subiu para encarar o adversário, Roosevelt Roberts, com um cocar indígena americano, em alusão à sua origem. O clima esquentou durante a pose para as fotos, e os atletas chegaram a tocar as testas antes de serem afastados pelo matchmaker Sean Shelby, que conduzia a cerimônia.

As demais encaradas da pesagem foram tranquilas. Protagonistas da luta principal, o americano Tyron Woodley, ex-campeão dos pesos-meio-médios, e o brasileiro Gilbert Durinho fizeram uma encarada respeitosa, assim como os demais brasileiros e seus rivais. Além da costumeira bandana com a bandeira do Brasil, Durinho usou a máscara com a mesma estampa, assim como Augusto Sakai.

Tyron Woodley puxou a fila do primeiro grupo de 12 lutadores que subiram na balança nos 20 primeiros minutos da janela de pesagem. Desse grupo, apenas Brok Weaver estourou o peso, ficando 600g acima do limite do peso-leve - anotou 71,4kg, quando o limite era de 70,8kg. Pouco depois, Gilbert Durinho apareceu poucos minutos depois, e bateu o mesmo peso de Woodley: 77,3kg.

Passada uma hora das duas horas da janela oficial de pesagem, apenas quatro ds 22 atletas escalados para o evento ainda não haviam subido na balança: os brasileiros Mackenzie Dern e Klidson Abreu, e os americanos Casey Kenney e Vince Morales. Pouco antes da marca de uma hora de pesagem, Augusto Sakai bateu 117,7kg.

A 30 minutos do fim da janela, Klidson Abreu compareceu e, após ficar 200g acima do limite do peso-meio-pesado, ele pediu a toalha e, pesando-se sem roupa, bateu o peso (93,4kg). Logo em seguida, Mackenzie Dern subiu na balança e bateu 52,4kg sem problemas, mostrando estar em ótima forma física. A partir daí, a espera passou a ser apenas pelo peso-galo Casey Kenney. O atleta apareceu a dez minutos do fim da janela de pesagem e bateu 61,7kg, conformando presença no torneio.

Confira os pesos de todos os atletas:

CARD PRINCIPAL
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Tyron Woodley (77,3kg) x Gilbert Durinho (77,3kg)
Peso-pesado (até 120,7kg): Augusto Sakai (117,7kg) x Blagoy Ivanov (115,9kg)
Peso-casado (até 68kg): Billy Quarantillo (67,8kg) x Spike Carlyle (68kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Roosevelt Roberts (70,8kg) x Brok Weaver* (71,4kg)
Peso-palha (até 52,6kg): Mackenzie Dern (52,4kg) x Hannah Cifers (52,4kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-mosca (até 57,2kg): Katlyn Chookagian (57,2kg) x Antonina Shevchenko (56,9kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Daniel Rodriguez (77,1kg) x Gabriel Green (77,3kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Klidson Abreu (93,4kg) x Jamahal Hill (93,2kg)
Peso-mosca (até 57,2kg): Tim Elliott (57,2kg) x Brandon Royval (56,9kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Casey Kenney (61,7kg) x Louis Smolka (61,7kg)
Peso-galo (até 61,7kg): Chris Gutierrez (66kg) x Vince Morales (66kg)

Todos os lutadores tiveram direito a uma libra (0,454kg) de tolerância em seus pesos, já que nenhuma luta do evento é válida por cinturão.

* Não bateu o peso e foi multado em 20% da sua bolsa, com o valor sendo revertido ao seu adversário.

Combate transmite o "UFC: Woodley x Burns" ao vivo, na íntegra e com exclusividade neste sábado, a partir das 19h (de Brasília), com o "Aquecimento Combate". O SporTV 2 e o Combate.com transmitem o "Aquecimento" e as duas primeiras lutas do card preliminar. O site acompanha todo o evento em Tempo Real.