Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolândia

Novo decreto da quarentena libera abertura de bar, autoescola, cursos e academias de dança

As autoescolas, cursos técnicos, universitários, profissionalizantes, academias de dança e balé, poderão voltar a funcionar.

Flávio Paes/Região News

29 de Maio de 2020 - 16:20

O decreto que prorroga a quarentena até 15 de junho, em vigor a partir de segunda-feira, além de autorizar a abertura dos supermercados aos domingos, libera o funcionamento dos bares (fechados desde 18 de março), com a restrição para aglomerações, que também se aplica as conveniências, padarias e lanchonetes. Poderão abrir de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas, domingos e feriados de 7 às 12 horas.

As autoescolas, cursos técnicos, universitários, profissionalizantes, academias de dança e balé, poderão voltar a funcionar desde que apresentem em 5 dias um plano de contingência.

Como praticamente todos os cursos universitários oferecidos na cidade não tem aulas presenciais diárias (o restante da grade curricular é à distância), é possível controlar a frequência dos acadêmicos de forma não haver aglomerações. As autoescolas já começaram a agendar aulas teóricas e práticas a partir da próxima semana.

O decreto determina que além do setor de postura da Secretaria de Fazenda, a Secretaria de Governo, por meio da Defesa Civil, exerçam a fiscalização para cumprir as normas previstas. Estabelece regras também para os velórios que não poderão se estender por mais que 2 horas, com entrada controlada para evitar aglomerações.

Só duas pessoas por famílias ou grupos de amigos poderão entrar nos estabelecimentos comerciais. Estende aos pequenos comércios, a exigência de que disponibilizem um funcionário para fazer a higienização das mãos dos clientes.