Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Educação

MEC divulga novas datas para inscrição no Sisu do segundo semestre de 2020

Prazo inicialmente divulgado pelo governo começaria nesta terça-feira (16).

G1

16 de Junho de 2020 - 14:38

MEC divulga novas datas para inscrição no Sisu do segundo semestre de 2020

Após estudantes de diversas partes do país cobrarem nas redes sociais nesta terça-feira (16) a abertura das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2020, o Ministério da Educação (MEC) informou em nota ao G1 um novo prazo para o processo seletivo: de 7 a 10 de julho.

O período de inscrição inicialmente divulgado pelo governo começaria nesta terça-feira (16) e seguira até 19 de junho, às 23h59. Mas o edital sequer foi publicado. Segundo o governo, ele deverá ser divulgado no "Diário Oficial da União" nos próximos dias.

O Sisu é o sistema do MEC que reúne milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. A seleção é feita online, por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores – para isso, é preciso não ter tirado nota zero na prova de redação.

"O Ministério da Educação informa que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre vão de 7 a 10 de julho. O edital com o novo prazo será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União. Até o momento, mais de 51 mil vagas foram disponibilizadas por 57 instituições públicas. O número pode aumentar. Nessa edição, haverá a novidade da oferta de vagas em cursos a distância."

O cronograma inicial havia sido divulgado em maio pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, nas redes sociais. No mesmo dia, o MEC divulgou oficialmente a informação.

O Enem de 2020 segue sem data definida. Com as aulas suspensas em todo o país, houve pressão para que a prova não ocorresse em novembro deste ano.

O MEC abriu uma enquete para que os candidatos escolhessem, eles mesmos, uma nova data para as provas. Entre as opções, duas são para 2021. O período de votação abrirá na próxima sexta (20) e segue até 30 de junho.

Os inscritos deverão acessar a Página do Participante (enem.inep.gov.br), com CPF e senha utilizados no cadastro do portal único do governo federal, o gov.br, e indicar um dos períodos disponíveis.