Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Parceria garante doação de protetores faciais para servidores da saúde e segurança

O intuito é que os equipamentos auxiliem os profissionais da saúde e da segurança pública que estão na linha de frente.

Assessoria de Imprensa

02 de Julho de 2020 - 15:41

Parceria garante doação de protetores faciais para servidores da saúde e segurança

Na manhã desta quinta-feira (02), o projeto CoronaVidas Hub Dourados, em parceria com a Defensoria Pública Estadual entregou 528 protetores faciais (face shield) em Sidrolândia. O intuito é que os equipamentos auxiliem os profissionais da saúde e da segurança pública que estão na linha de frente ao combate do novo coronavírus, que já infectou 8.676 pessoas em Mato Grosso do Sul.

A Prefeitura Municipal de Sidrolândia recebeu 450 protetores faciais. 23 máscaras foram doadas para o 18º Subgrupamento de Bombeiros Militar (18º SGBM). Para o 8º Companhia Polícia Militar foram entregues 15 máscaras. Para a Delegacia de Polícia Civil foram entregues 12 equipamentos.

Também foram doados 06 para o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul e 12 para Casa de Acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco.

Os protetores faciais são equipamentos de proteção individual (EPIs), importantes para os profissionais de saúde da linha de frente, bem para aqueles servidores que tem contato direto com o público. O uso associado às máscaras faciais aumenta de forma significativa a eficiência da proteção contra o novo coronavírus. A expansão do uso dos protetores faciais para outros segmentos, como a área da segurança pública e outros setores de atendimento também podem impactar na redução da transmissão comunitária.

A implantação do HUB MS/Dourados da rede CoronaVidas teve início em abril de 2020 e a primeira distribuição foi efetivada no dia 1º de junho. A rede de solidariedade CoronaVidas em Mato Grosso do Sul é composta por mais de 20 instituições e empresas parceiras que trabalham de forma colaborativa, com o objetivo de produzir e doar mais de 35 mil face shiels, à profissionais da saúde que atuam na “linha de frente”, e também à outros setores de amplo contato com o público ou de maior risco de contaminação, em todo o Estado do Mato Grosso do Sul.

O defensor público, Arthur D. Cafure, atuante na Defensoria Pública Criminal da comarca de Sidrolândia, ponderou que “o projeto CoronaVidas HUB Dourados vem fornecer uma segurança a mais aos profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus nesse momento crítico e demonstra a diferença que a união da sociedade civil, instituições e empresas pode fazer para preservar vidas".

Já para a defensora pública, Joanara Hanny M. Gomes, da 1ª Defensoria Pública Cível da comarca, é de “valiosa importância a cooperação dos empresários, órgãos e entidades engajadas no projeto CoronaVidas Hub Dourados, porque a pandemia afeta a todos, sem distinção de raça, religião ou classe social. A união de esforço é o caminho para frear a transmissão comunitária do covid-19 e os chamados faces Shields são ferramentas de suma importância para a proteção individual daqueles que estão na linha de frente no combate ao vírus e para os trabalhadores em geral”.

Implantação do CoronaVidas Hub Dourados em MS:

A implantação do HUB MS/Dourados da rede CoronaVidas foi uma iniciativa da jornalista Fernanda Vasques Ferreira, filha de douradenses, e  através da atuação de um grupo de trabalho que tem a Coordenação geral da Defensora Pública Mariza Gonçalves, da empresária Ely Oliveira, Coordenadora da Comissão de negócios da BPW Dourados e Diretora da Associação Leilodom, e da médica Cristiane Iguma, Coordenadora da Comissão de Saúde da BPW Dourados;  contando com a Coordenação técnica da Pesquisadora Ana Guerrero da FioCruz MS, do Professor Fabiano Nagamatsu da Unigran e do Professor Ivandro Faleiros, do Instituto Federal de MS. A Coordenação de Comunicação está a cargo da publicitária Maria Antônia Ribeiro e da jornalista Irma Lupinetti.

Parceiros do projeto CoronaVidas Hub Dourados:

A união de esforços que possibilitou que os milhares de face shields fossem produzidos foi possível através de uma parceria produtiva com a Indústria douradense Quimiplast e com as instituições e empresas: Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Associação de Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul, Usina Laguna, Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Imobiliária Continental, Associação Leilodom, Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Dourados, Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), Cooperativa Sicredi, Inflex Industria e Comércio de Embalagens, Fiocruz – MS, Adecoagro, São Bento Incorporadora, Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ambientec Dourados, JBAPe - Jarbas Barbosa Agricultura e Pecuária, Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores do MS (Asumas) e Biosul - Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul. Além de contar com o apoio dos deputados estaduais do MS através da União dos Legisladores de Legislativos Estaduais (UNALE), da Secretaria Estadual de Saúde e do Governo do Estado de MS.

Com o acompanhamento da Defensoria Pública de MS, que incentivou, colaborou e apoiou a implantação da rede no Mato Grosso do Sul, A BPW Dourados e a Associação Leilodom abraçaram esta causa deste o princípio, sendo as entidades responsáveis pela captação, gerenciamento e prestação de contas dos recursos destinados pelos parceiros.

Sensibilizado com o projeto, o empresário Wilson Marchesin, proprietário da Quimiplast, está produzindo, através da injeção de plástico, as milhares de peças, os arcos de fixação e dos suportes inferiores, necessários para a confecção dos faceshields.

A empresária Cecília Zauith, mantenedora da Unigran, também abraçou o projeto e a instituição é responsável pelo corte e perfuração do material transparente (Pet) das viseiras dos faceshields, impressão dos manuais de utilização e embalagem dos protetores faciais.

A Fiocruz MS e o Instituto Federal de MS, junto com a Unigran, realizam o suporte técnico- científico do projeto, sendo que os face shields produzidos respeitam todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem o parecer técnico favorável da Vigilância Sanitária do Estado de Mato Grosso do Sul.

A Assomasul foi fundamental para o projeto tendo fornecido todo o material transparente (pet) para a produção das viseiras dos primeiros 20 mil protetores faciais, além de apoiar na logística e na distribuição.