Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Gastronomia

10 dicas simples e úteis para você cozinhar melhor

Casa e Jardim

13 de Março de 2021 - 10:45

10 dicas simples e úteis para você cozinhar melhor
Listamos pequenos hábitos que são capazes de melhorar suas habilidades na cozinha (Foto: NappyStock/CreativeCommons)

Você se considera um desastre na gastronomia? Suas receitas nunca ficam iguais às das fotos, mesmo seguindo à risca o modo de preparo? Tenha calma! Com algumas dicas simples e mudanças de hábitos dá para melhorar as suas habilidades na cozinha! Confira:

1. Tenha diferentes tábuas
Nada de cortar vegetais e carnes na mesma tábua. Os alimentos podem ter bactérias ou partes estragadas que têm potencial de contaminar os demais ingredientes. O ideal é ter pelo menos duas tábuas, cada uma destinada a um uso.

2. Não abra o forno antes da hora
Sempre rola aquela ansiedade de ver como o bolo ou a torta está ficando... Mas espere pelo menos 30 minutos para abrir o forno, caso contráro, o air frio murchará a massa.

3. Entenda a diferença entre margarina e manteiga
Ambos alimentos são diferentes: a margarina é uma gordura de origem vegetal, usada para substituir manteiga, que por sua vez é um produto derivado do leite. Se a receita pedir manteiga, esse é o ingrediente que você deverá usar para obter o resultado desejado!

4. Sem gordura na água do macarrão 
Não é preciso colocar azeite ou óleo na água que está fervendo para cozinhar qualquer tipo de massa. O infrediente acaba lubrificando demais o macarrão e pode dificultar a aderência do molho.

5. Cuidado com as recomendações do fabricante
Claro que seguir as instruções do rótulo é importante para executar as receitas com sucesso. No entanto, no caso de massas, é indicado não seguir completamente à risca: se o tempo de cozimento indicado for de 9 minutos, cozinhe por 10. Assim, há menos chances da massa ficar mole demais.

6. Sem cheiro de fritura
Quando for fritar batatas ou outros ingredientes, coloque uma panela com água e cascas de laranja ao lado e deixe-a ferver enquanto prepara a fritura. O vapor será liberado com essências da fruta e evitará o cheiro ruim.

7. Salsão evita odores 
Outra dica para evitar o mal cheiro ao preparar camarão é colocar um talo de salsão na água em que irá cozinhá-lo.

8. Sem cheiro de arroz queimado
Também dá para evitar aquele aroma ruim de arroz queimado: basta colocar a panela em uma bacia de água gelada ou por cima de um pano molhado. O cheiro desparece em alguns minutos.

9. Deixe a carne descansar
Antes de cortar qualquer carne, deixe-a descansar por 15 a 20 minutos. Isso fará com que as fibras absorvam um pouco da umidade do ambiente, então o pedaço ficará bem mais gostoso depois de pronto.

10. Respeite a pitada de sal
Sabe aquelas receitas de sobremesa que pedem um pouquinho de sal? O alimento é usado para acentuar os sabores adocicados, então não esqueça de acrescentá-lo!