Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Gastronomia

Como fazer pão doce com fermento seco

Simples e prático, alimento pode ser um ótimo acompanhamento para o café da tarde.

Globo Rural

22 de Maio de 2019 - 07:25

Presente diariamente na mesa dos consumidores, o pão agrada diversos paladares pelo Brasil e pelo mundo e existem diversas variações para se apreciar – salgados e doces, com recheio ou sem, como protagonista ou coadjuvante em outra receitas. Abaixo, mostramos uma receita  elaborada pelo Comidinhas do Chef. É fácil, feita com fermento seco e que pode ser servido com geleias, doce de leite ou algo de sua preferência, pois não tem recheio.

Rendimento: 25 porções

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo (sem fermento)
450 ml de leite (morno)
6 colheres (sopa) de açúcar
2 sachês de fermento biológico seco (10 g cada sachê)
3 ovos inteiros
2 colheres (sopa) cheia de margarina ou manteiga
1 pitada de sal
1 ovo (para pincelar)

Modo de preparo:
Numa bacia ou tigela grande, despeje o açúcar, a farinha de trigo e o sal. Misture tudo, acrescente o fermento seco e continue misturando. Em seguida adicione a margarina, os ovos e o leite morno. Misture com as mãos e quando ela começar a ficar firme, transfira-a para uma superfície lisa. Sove a massa por cerca de 10 a 15 minutos ou até que ela fique bem lisa e homogênea.
Volte a massa para a tigela, cubra-a com um plástico ou plástico filme e deixe descansar por 50 minutos. Assim que passar esse de descanso, divida a massa como preferir e modele os pães ao seu gosto.
Dica: Fazer bolinhas é mais simples e costuma render bastante.

Acomode os pães em uma forma ou assadeira untada com margarina e farinha de trigo, deixando uma distância de 5cm de um para o outro. Cubra e deixe descansar por mais 40 minutos.
Após esse tempo, pincele os pãezinhos com 1 ovo ligeiramente batido. Em seguida, leve para assar em forno preaquecido, em 180°C, por aproximadamente 35 minutos ou até dourar.