Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Geral

Agesul notifica e empreiteira tem 5 dias para retomar obra do acesso a frigorífico

A empreiteira vinha condicionando a retomada do serviço ao reajustamento das planilhas, feitas no início do segundo semestre de 2020.

Flávio Paes/RN

06 de Junho de 2021 - 22:12

Agesul notifica e empreiteira tem 5 dias para retomar obra do acesso a frigorífico
A obra iniciada em outubro do ano passado foi interrompida em janeiro por falta de licença ambiental. Foto: Arquivo RN

Na última quarta-feira a Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul) notificou a CRB Engenharia para que retome em 5 dias as obras de drenagem e pavimentação do acesso ao Frigorífico Balbinos, interrompidas em janeiro.

A empreiteira vinha condicionando a retomada do serviço ao reajustamento das planilhas, feitas no início do segundo semestre de 2020 quando a obra foi licitada.

A obra iniciada em outubro do ano passado foi interrompida em janeiro por falta de licença ambiental. O licenciamento foi concedido há um mês, no último dia 7 de maio, três semanas após o pedido ser protocolado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. São aproximadamente 1.300 metros de drenagem pela faixa de domínio público por onde vai escoar a enxurrada que desce do São Bento pela rua doutor Costa Marques (que receberá 550 metros de asfalto) e vai desaguar no Vacaria, após atravessar o pesqueiro de Silvio Martins.

A obra é reivindicada há 5 anos porque é uma exigência da Inspeção Sanitária do Ministério da Agricultura para liberar o funcionamento da sala de desossa, o que vai gerar cerca de 350 empregos. Foram investidos mais de R$ 20 milhões na estrutura frigorífica. Os equipamentos estão enlonados a espera da obra. A prefeita Vanda Camilo buscou pessoalmente a solução do impasse que dependia da anuência do proprietário do pesqueiro, Silvio Martins, para ele autorizar a passagem de um trecho da drenagem num trecho do imóvel.

No dia 13 de março, o proprietário assinou a anuência e terá compensação do reforço da drenagem. Serão construídas duas bocas de dragão na confluência das ruas João Márcio Ferreira Terra, Nilo Peçanha, Antônio Alves Nantes e Tiradentes). Este sistema de captação adicional vai desviar a e enxurrada que desce do Bairro São Bento pela Rua João Márcio Ferreira Terra, que hoje alaga parte da chácara de Silvio.