Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 3 de Maio de 2024

Geral

Apesar do calor, municípios podem sofrer com tempestades ao longo deste final de semana

Midiamax

29 de Dezembro de 2023 - 10:18

Apesar do calor, municípios podem sofrer com tempestades ao longo deste final de semana
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul deve enfrentar tempestades durante o último final de semana do ano. O Inmet (Instituo Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta que abrange todos os municípios do Estado.

Apesar do calor, os municípios sul-mato-grossenses podem registrar chuvas e ventos intensos durante os próximos dias. O alerta é válido entre sexta-feira (29) e domingo (21). De acordo com o Inmet, são previstas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

Além disso, podem ocorrer corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções do instituo para a população:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Mesmo com alerta de tempestades, sexta será de calor em MS

Apesar do alerta de tempestades emitido pelo Inmet, a sexta deve ser quente em todo o Mato Grosso do Sul. A atuação de uma massa de ar seco irá fazer com que os termômetros alcancem os 40°C em diversas cidades.

Além disso, o fenômeno irá causa uma variação de nebulosidade, com altas temperaturas e baixa umidade do ar. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), não estão descartadas pancadas de chuva.

A temperatura pode chegar a 40ºC em Aquidauana e Porto Murtinho. A mínima prevista é de 22ºC em Anaurilândia. Em Campo Grande, os termômetros devem registrar de 25°C a 36°C. Entre a tarde e noite, uma frente fria se aproxima na região Sul de Mato Grosso do Sul, podendo gerar chuvas e tempestades.