Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Geral

Mulher chegou em UPA passando mal e esperou 2 horas antes de morrer

Dourados News

24 de Janeiro de 2024 - 09:10

Mulher chegou em UPA passando mal e esperou 2 horas antes de morrer
Marcelly Almeida, de 32 anos, morreu na tarde desta terça-feira (23). Foto: Redes sociais

A mulher de 33 anos, identificada como Marcelly Marcia Franca Almeida, que morreu ao procurar por atendimento médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Coronel Antonino, em Campo Grande, na tarde desta terça-feira, dia 23 de janeiro, esperou por atendimento por cerca de duas horas, alegam familiares. Eles dizem ainda que houve negligência médica, por parte da unidade de saúde.

Marli Lopes, tia da paciente, disse que Marcelly chegou à unidade com fortes dores no peito por volta das 12 horas, passou pela triagem e teve que aguardar cerca de duas horas até ser atendida.

"Foi feita a ficha cadastral na recepção, ela esperou por horas e não resistiu. Falaram que não era nada. A médica atendeu ela e falou que não é nada. Ela comprou o diploma?", disse a familiar em mensagem de áudio.

Já o boletim de ocorrência registrado como morte a esclarecer na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol apontou que Marcelly deu entrada na unidade apresentando diarreia, vômito e dificuldades de respirar. O companheiro dela, que não teve o nome divulgado, disse no documento que após a vítima entrar em uma das salas da unidade não teve mais qualquer contato, e recebeu a notícia de que a mesma teria vindo a óbito por volta das 16h30.

O outro lado

Procurada pela reportagem do site Campo Grande News, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) lamentou a morte e informou por meio de nota que a paciente estava em observação dentro da unidade, no entanto, houve piora no quadro clínico. Ainda segundo a pasta, Marcelly permaneceu em observação sendo medicada e com os sinais vitais monitorados no setor de estabilização da unidade.

"Na sala de emergência, devido a piora do estado clínico, a paciente evoluiu com uma parada cardíaca sendo intermediada pela equipe de emergência, porém sem sucesso. Todos os procedimentos aconteceram dentro do tempo protocolar conforme a classificação de risco", diz o comunicado.

A causa da morte ainda é desconhecida. A secretaria pontuou que aguarda os resultados de exames para a fechar um diagnóstico.