Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Internacional

Brasil vai participar de nova conferência na Arábia Saudita para discutir guerra na Ucrânia

CNN Brasil

30 de Julho de 2023 - 18:33

Brasil vai participar de nova conferência na Arábia Saudita para discutir guerra na Ucrânia
Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskiy, em Lutsk. Foto: REUTERS/Alina Smutko

O Brasil foi convidado e vai participar de uma nova conferência para discutir a guerra da Ucrânia, a ser realizada na Arábia Saudita entre os dias 5 e 6 de agosto.

O encontro deve reunir cerca de 40 países, incluindo aliados da Ucrânia e o chamado sul global, do qual fazem parte grandes nações em desenvolvimento como o próprio Brasil, a Índia e a África do Sul.

Uma fonte confirmou à CNN que o Brasil será representado na reunião, mas ainda não está decidido quem vai participar pelo país. Existe a possibilidade de a participação ser remota, por videoconferência.

A conferência na Arábia Saudita foi confirmada neste domingo (30) por Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Trata-se de uma ampliação de outro encontro ocorrido em Copenhagen, na Dinamarca, nos dias 24 e 25 de junho.

Aquela foi uma reunião menor, com as presenças dos países do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido), Índia, África do Sul, Turquia e Arábia Saudita – além do Brasil, que foi representado pelo assessor de relações especiais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro Celso Amorim.

O governo de Kiev anunciou que se trata de uma conferência para discutir a paz, mas o governo da Rússia não foi convidado. A China, maior aliada de Moscou, foi convidada para as duas reuniões, mas não participou da primeira e deve se afastar da segunda também.

Mas dois países mais próximos de Moscou estarão presentes: a própria Arábia Saudita e a Turquia, que já ajudou a mediar o acordo para exportação de grãos ucranianos – do qual o presidente Vladimir Putin se retirou no início de julho.

A intenção oficial do presidente Zelensky é debater e aprimorar o seu plano de paz de 10 pontos, apresentado em novembro do ano passado. O plano exige a retirada imediata das tropas russas que ocupam ilegalmente o país, além de exigir compensações e segurança nuclear e ecológica.

Na prática, o objetivo é conseguir mais apoio dos países que não estão alinhados com Kiev – especialmente o sul global, já que o país já conta com o suporte praticamente irrestrito da Europa e Estados Unidos.

Sem a presença dos russos, o encontro dificilmente pode ser rotulado sobre uma conferência de paz. O Brasil, por exemplo, é um dos países que adota esta postura.

Na reunião de Copenhagen, Amorim deixou claro que a posição de Brasília é a de que representantes de Moscou precisam participar de qualquer discussão para a resolução do conflito.