Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 4 de Abril de 2026

INTERNACIONAL

Doze pessoas morrem após terremoto de magnitude 5,8 no Afeganistão

A confirmação anterior era que oito pessoas da mesma família haviam morrido com o desastre natural.

Midiamax

04 de Abril de 2026 - 09:43

Doze pessoas morrem após terremoto de magnitude 5,8 no Afeganistão
A região de Jorm é montanhosa e possui cerca de 12.106 habitantes. (Foto: Divulgação/ USGS)

Doze pessoas, sendo oito da mesma família, morreram em terremoto de magnitude 5,8 no Afeganistão, segundo comunicado divulgado pelo Crescente Vermelho e pelo governo afegão neste sábado (4).

O tremor foi sentido em diversas áreas do país às 20h42, no horário local, e 12h12, horário de Mato Grosso do Sul. Seu epicentro foi a 35km do distrito de Jorm, na província de Badakhsan e a 186,4km de profundidade, segundo informações da USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).

Segundo o Ministério da Saúde, os oito mortos da mesma família estavam em uma residência na província de Cabul, quando o local desabou com os tremores. Na casa o único sobrevivente foi um bebê de dois anos.

O terremoto foi sentido em Cabul, Nova Deli, capital indiana, e também no Paquistão, na capital Islamabad e em outras regiões.

Histórico de terremotos

O Afeganistão se localiza próximo a junção das placas tectônicas da Eurásia e da Índia, na cordilheira do Hindu Kush é comum a ocorrência de abalos sísmicos.

No ano passado um terremoto de magnitude 6, com baixa profundidade, matou cerca de 2.200 pessoas e devastou aldeias na região leste do país, foi considerado o mais letal da região.