Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 28 de Abril de 2024

Manoel Afonso

Dicas aos candidatos & o bom exemplo de Três Lagoas

Manoel Afonso

13 de Outubro de 2023 - 09:41

CESAR MAIA: O ex-prefeito do Rio de Janeiro marcou pelo olhar dubitável em termos de administração.  Engenheiro de formação e militante contra o regime militar de 1964 foi exilado no Chile onde nasceram os filhos gêmeos Rodrigo e Daniela.  Há tempos Cesar publicou manual de dicas para os candidatos. Vale conferir.

DICAS-1: Nunca mude de personagem. Há uma diferença entre buscar recursos para fazer política e buscar a política para fazer recursos. Atire sempre na pessoa jurídica do seu adversário, nunca na pessoa física. Fique bravo por fora, mas tranquilo por dentro. Sempre haverá um bêbado numa reunião – dê a palavra a ele.

DICAS-2:  Só polemize se souber o que vai dizer na próxima jogada. Seu adversário sabe tudo de você. Você só precisa saber uma coisa dele.  Os âncoras da TV têm mais credibilidade que você. Nunca os desminta. Escolha a biografia de no mínimo dois políticos e as conheça bem. Os números quebrados impressionam mais.

DICAS-3:  O voto se pede, mas não se suplica. Em plenário ou no debate, responda concordando e prossiga…discordando. Não é você que é bonito, mas o poder que você tem. Dura apenas o seu mandato. A retórica pomposa ridiculariza. Nunca desminta a imprensa; faça uma nova afirmação. Cada aperto de mão é uma pesquisa qualitativa.

DICA-4:  A eleição de hoje não é a última da história. Nunca minta, fale o necessário. Prometa só o possível. Não fale mal do adversário na frente da sua família. Ela não entenderá quando ele for seu parceiro. Nunca tranque as portas. No máximo, as feche. Ideologia não é tudo na política. Política sem ideologia é nada.

DICAS-5: Case com uma mulher mais velha. As pesquisas tratam do que você deve fazer e não do que você já fez. Enxugue o suor antes de oferecer a mão para o aperto. Seu publicitário sabe muito menos que você sobre política. Cuidado quando as notícias forem em série. Saiba quatro piadas curtas sobre política e as use.  Aprenda a sorrir.

DEPUTADOS & AÇÕES:  Gerson Claro: Sem discriminação e soberba no comando das sessões; abriu as portas do seu gabinete; viabiliza as ações do Executivo; sensível aos apelos dos deputados. João César Mattogrosso: Postura de veterano com mandato plural, atende a todos segmentos sociais em diferentes regiões do estado. Só elogios a respeito dele. Lucas de Lima: Preside a Comissão de Saúde; atento as demandas do meio ambiente e animais; com inserções na população mais carente. Vai muito bem.        Pedrossian Neto: Honra o nome pelo equilíbrio/moral na abordagem de problemas e de pautas sociais delicadas. Avesso a escândalos, estreia com o pé direito no parlamento.     Antonio Vaz: Ratifica a liderança pelo número de proposituras apresentadas. Líder estadual do ‘Republicanos’ consolida sua boa condição parlamentar no estado. Vai longe.     Lídio Lopes: Não por acaso recebeu votos nos 79 municípios. Articulado, faz do equilíbrio sua grande arma. Mantém boas relações com colegas e autoridades.

ELEIÇÕES 2024:  O cenário é de algumas dúvidas e de movimentação nos partidos políticos que já estão definindo nomes e sinalizando alianças. Com mudança nas regras, (número menor de candidatos para o legislativo municipal) e alterações na disputa pelas chamadas ‘sobras’, o pleito também estreará o formato de federações partidárias.

DETALHES: Vale lembrar que em 2024 deverão ser conservadas aquelas federações partidárias validas desde o pleito de 2022, devendo elas lançar candidaturas conjuntas ao Executivo e Legislativo.  São três as federações devidamente registradas: PSDB e Cidadania; PSOL e Rede, e a Brasil da Esperança integrada por PT, PCdoB e o Partido Verde.

MUDANÇAS?  Acredita-se haver aumento de expectativa quanto ao novo perfil do político como gestor. Levará vantagem o candidato que incorporar competências técnicas, intimidade com políticas públicas e bom relacionamento com diferentes setores da sociedade. Crescerá sim a relevância dos atributos pessoais, diante do temor do eleitor em arriscar.

SIM OU NÃO?  Com base no censo vários municípios aumentarão o número de vereadores. Casos de Chapadão do Sul (de 9 para 11) e de Naviraí (de 13 para 15).  O exemplo 10 vem de Três Lagoas que reduziu de 17 para 15 vereadores, além de baixar de 6% para 4% o repasse do duodécimo ao Legislativo. O dinheiro dos 2% beneficiará o povo ao ser investido na coleta do lixo. Prefeito e vereadores pensando na população.

AÇÕES & DEPUTADOS:  Lia Nogueira; Com garra que empolga na defesa do mandato também fora de Dourados, onde é lider. Pesquisas comprovam a satisfação de seus eleitores.  Rafael Tavares: Coragem e coerência formam o binômio que marcam sua atuação voltada aos problemas locais e aos desafios nacionais. Mostra que não se elegeu por acaso. José Teixeira: Impossível não gostar dele; exerce o 8º mandato como se estivesse no primeiro. Defensor da terra, da ordem e paz no campo. Zeca do PT: Impetuoso ou pacifista quando a situação em plenário requer. Faz o jogo. Uma grande aquisição  para o parlamento. Sabe onde pisa. Junior Mochi: Experiente, sensato – ouvido pelos colegas, independentemente de cor partidária. Tem uma voa visão da realidade política e econômica do MS.  Roberto  Hashioka: Seu currículo na vida pública qualifica seu mandato com intervenções equilibradas, seletivas e seguras. É o grande representante de Nova Andradina e região. Rinaldo Modesto: Avesso ao radicalismo, posturas e discursos pela educação plena em todo o MS. Suas intervenções  na tribuna atraem a atenção de todos. Agradável.

MEMÓRIA: Na criação do MS a briga entre as lideranças (PSD-UDN) foi desastrosa. Enquanto o festival do ‘tira e põe’ ocorria, os cuiabanos se deram bem com ajuda financeira do Governo Federal mudando o perfil sócio econômico do MT. E mais, nós perdemos muito tempo com governos pífios e deu no que deu. Pior: 46 anos depois ainda se discute a troca do nome do estado. Por favor….

OPINIÃO: Sobre a reforma tributária o ex-deputado Paulo Duarte (PSB), técnico na matéria, lembra que o texto prejudica os estados produtores e de baixo consumo. Diz que os congressistas destes estados precisam se unir para alterar certos pontos do texto  baseado na lei vigente na Alemanha, ‘incompatível com a nossa realidade’ lembra.

NA ASSEMBLEIA:  Mara Caseiro: Campeã de votos (49.512) em 2022 segue operosa; abraça causas dos fragilizados e de cidades carentes; preside a CCJR com equilíbrio e na ONU representou bem a Alems.  Marcio Fernandes: ativo na defesa dos que vivem da terra; porta voz dos moradores periféricos da capital; atento aos desafios vividos pelos prefeitos e vereadores. Transmite confiança. Neno Razuk: figura querida no parlamento, simplicidade a toda prova. Atua com desenvoltura em pról de municípios das mais diferentes regiões. Alma boa! Londres Machado: Influente e decisivo em algumas situações delicadas no parlamento. Sem espaço para radicalismo ou posturas que nada contribuem. Imprescindível. Pedro Kemp: Autêntico em suas manifestações e posturas, mas sem perda do equilíbrio. Tem fortes ligações com a educação e as causas dos menos favorecidos.

ALERTA: Já preocupa o desempenho do pré-candidato Beto Pereira (PSDB) nas pesquisas para a prefeitura da capital. O ex-governador Reinaldo Azambuja trata do caso com habilidade para não queimar seu pupilo. Tudo ao seu tempo, mas Beto deve repensar as suas relações (seletivas) com as pessoas ‘invisíveis’. O filme de 2012 pode se repetir.  ‘Why not’?

FRASES DE ABRAHAM LINCOLN:

Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento. Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.

Aqueles que procuram pelo mal nas pessoas com certeza o encontrarão. A filosofia da sala de aula em uma geração será a filosofia de governo na próxima. A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.

O caráter é como uma arvore e a reputação como sua sombra; a sombra é o que pensamos dela, a árvore é a coisa real. Não destruo meus inimigos quando os faço meus amigos. Frequentemente é necessário mais coragem para ousar fazer certo do que temer do fazer errado