Mato Grosso do Sul
Calor e umidade podem trazer tempestades para todo o MS
Condições meteorológicas favorecem chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
Midiamax
19 de Fevereiro de 2026 - 10:48

O protetor solar e o guarda-chuva serão aliados dos sul-mato-grossenses nos próximos dias, pois a previsão indica que os termômetros devem ultrapassar os 37°C. Consequentemente, a combinação de calor e umidade favorece tempestades acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
Entre esta quinta (19) e sexta-feira (20), a circulação anticiclônica em médios níveis da atmosfera — que, nos últimos dias, favoreceu temperaturas próximas dos 40°C — perde intensidade, permitindo o retorno gradual das chuvas ao Estado.
Sendo assim, haverá sol entre nuvens ao longo do dia, com aumento da nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva, que tendem a se tornar mais regulares em diversas regiões, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Essas condições estão associadas ao aquecimento diurno e à disponibilidade de umidade na atmosfera. A partir da tarde e noite de sexta-feira (20), a passagem de cavados e a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica favorecem a formação de instabilidades, principalmente na região centro-sul do Estado, com possibilidade de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
Por outro lado, persistem as altas temperaturas, com valores que podem atingir entre 36°C e 38°C, além de baixos índices de umidade relativa do ar, variando entre 20% e 40%, principalmente nas regiões pantaneira e sudoeste do Estado.
Calor e chuva
Em Campo Grande, a temperatura máxima supera os 30°C nesses dias. A Capital também está no radar de chuvas ao longo do dia, principalmente no período da tarde. O destaque para o calorão será para as regiões pantaneiras, sudoeste e norte do Estado, como em Corumbá, Porto Murtinho e Coxim, que devem marcar máxima acima de 34°C.
Os ventos estarão variáveis, atuando entre os quadrantes norte e sul, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais superiores a 60 km/h.
Entre sábado (21) e segunda-feira (23), a previsão indica tempo com sol e variação de nebulosidade ao longo do período, com condições favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva típicas de verão. Em pontos isolados do Estado, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Há possibilidade de acumulados de chuva mais significativos, podendo ultrapassar 30 mm a 40 mm em 24 horas, especialmente nas áreas onde as instabilidades atuarem de forma mais persistente.




