Mato Grosso do Sul
Domingo deve atingir altas temperaturas e umidade relativa do ar permanece baixa
Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 19 e 23ºC e as máximas de 35ºC.
Midiamax
17 de Agosto de 2025 - 07:00

Os moradores de Mato Grosso do Sul devem enfrentar um dia quente e com baixa umidade relativa do ar neste domingo (17). Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão indica tempo com sol e variação de nebulosidade.
Contudo, espera-se aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas, com destaque na metade norte do Estado. Essa situação meteorológica ocorre devido ao avanço de uma frente fria, aliado ao deslocamento de cavados.
Ainda estão previstas mínimas entre 13 e 16ºC e máximas enter 31 e 33ºC para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 19 e 23ºC e as máximas de 35ºC.
Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 17 e 18ºC e máximas entre 31 e 33°C. Em Campo Grande, são previstas mínimas entre 19ºC e máximas entre 33ºC.
Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Baixa umidade do ar
A umidade relativa do ar permanece baixa, com valores mínimos entre 8% e 20% em grande parte do Estado. Na sexta-feira (15), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou três alertas devido aos baixos índices de umidade do ar.
A principal preocupação é em relação à saúde, considerando que o ideal é umidade do ar em 60%. Os baixos índices oferecem risco de doenças pulmonares, dores de cabeça, desidratação, ressecamento de olhos, boca e pele, além de outras ocorrências.
Os baixos índices de umidade também aumentam a possibilidade de incêndios florestais. Análise do Cemtec-MS (Cento de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) indica que a situação se estende pelos próximos dias, afinal, não há previsão de chuva até 19 de agosto. Depois disso, há uma pequena possibilidade, porém, apenas nas regiões sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Por isso é importante reforçar os cuidados com a saúde. Confira algumas orientações:
- Beba bastante líquido.
- Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
- Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
- Obtenha mais informações com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).




