Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Mato Grosso do Sul

Em Guia Lopes, prefeito decreta lockdown após Covid-19 se espalhar entre funcionários de frigorífico

Ao menos doze pessoas foram testada positivo para a Covid-19 nesta quinta-feira.

Midiamax

07 de Maio de 2020 - 21:40

Após confirmação de 12 pessoas infectadas pelo novo coronavírus nesta quinta-feira-feira (07) em Guia Lopes da Laguna, a prefeitura da cidade publicou decreto de lockdown (termo em inglês usado para descrever medida de fechamento de regiões durante a pandemia de Covid-19) já válido para esta sexta-feira (08).A Polícia Militar irá fazer a fiscalização.

Cada pessoa só poderá sair duas vezes de casa durante a semana, de acordo com seu mês de nascimento, para realizar atividades consideradas essenciais. A medida, de acordo com a prefeitura, vai até o dia 14 de maio.

A decisão acontece após casos de coronavírus confirmados entre funcionários e familiares de um frigorífico da cidade. Guia Lopes da Laguna, que fica a 232 quilômetros de Campo Grande, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, também está em toque de recolher que ocorre das 18h às 5h.

“Hoje são 12 casos confirmados na nossa cidade. Hoje coletamos 10 testes, e provavelmente na sexta ou sábado teremos os resultados. Por isso, fiquem em casa”, diz o novo secretário de saúde, Marcelo Gonçalves de Almeida, em um vídeo ao vivo no Facebook, junto com o prefeito Jair Scapini (PSDB) na noite desta quinta.

Marcelo assume a secretaria no lugar de Rakél Garcia Farias, que está grávida e se afastou da pasta. No decreto também constam as atividades comerciais consideradas essenciais, que poderão abrir as portas com normativas, regulamentação da circulação de pessoas, proibição de aglomerações além da entrada e saída de pessoas da cidade.

“Fica restrito a circulação de pessoas no território de Guia Lopes da Laguna, que só poderão sair de suas casas duas vezes por semana e para cumprir alguma necessidade primária, como ir ao mercado e farmácia, portando, obrigatoriamente, documento de identificação com foto”, consta no decreto.

Ainda segundo a decisão, pessoas nascidas entre janeiro e abril, poderão sair às terças e sextas-feiras. Nascidas entre maio e agosto, às quartas e sábados. E os nascidos entre setembro e dezembro poderão sair às segundas e quintas-feiras.

A saída de pessoas no domingo, só com algum tipo de motivo, como à ida a uma unidade de saúde, por exemplo, já que todo o comércio estará fechado. De acordo com o Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Guia Lopes da Laguna possuía população de 10.366 pessoas com estimativa de 9.895 habitantes em 2019.

Boletim divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (7) aponta que Mato Grosso do Sul totalizou, às 10h desta manhã, 311 casos confirmados.