Mato Grosso do Sul
Instabilidades avançam e o calorão domina Mato Grosso do Sul neste fim de semana
A sexta-feira é de predomínio de sol entre algumas nuvens e tempo abafado.
Primeira Página
28 de Novembro de 2025 - 08:43

A última semana de novembro termina com mudanças significativas no tempo em Mato Grosso do Sul. Áreas de instabilidade voltam a ganhar força sobre parte do oeste, centro e norte do estado, influenciadas pela umidade que avança da região Norte do país. Nessas áreas, a formação de nuvens carregadas tende a aumentar ao longo desta sexta-feira (28), com possibilidade de pancadas isoladas acompanhadas de raios e trovoadas.
Conforme o Climatempo, no sul, centro-leste e leste do estado seguem com um padrão completamente diferente: tempo mais aberto, sol predominante e calor intenso.
A baixa umidade relativa do ar durante a tarde segue como alerta, com índices que podem ficar abaixo dos 30% e, em pontos do extremo nordeste sul-mato-grossense, próximos dos 20%. Em cidades como Rochedo e Miranda, os termômetros podem alcançar 36ºC.
Em Campo Grande, a sexta-feira é de predomínio de sol entre algumas nuvens e tempo abafado. Até meados da tarde, a umidade deve despencar, atingindo níveis críticos. No decorrer do período, porém, a condição para chuva aumenta, com previsão de pancadas isoladas que podem vir acompanhadas de descargas elétricas.
A tarde será marcada por forte aquecimento, enquanto a noite pode registrar instabilidades pontuais.
Sábado volta a ser de tempo firme
No sábado (29), a atuação de uma área de alta pressão em níveis mais elevados da atmosfera deve impedir a formação de nebulosidade e a ocorrência de instabilidades em praticamente todo o Mato Grosso do Sul. O tempo volta a firmar, com sol e predomínio de céu aberto. Apenas no extremo noroeste podem ocorrer pancadas isoladas e de fraca intensidade, devido à aproximação de instabilidades vindas do Mato Grosso.
Na capital, o sábado será de muito sol e calor intenso, sem expectativa de chuva. A máxima pode superar os 35ºC, enquanto a umidade do ar deve cair acentuadamente no período da tarde.
Domingo será de calorão
Conforme o Climatempo, o domingo (30) segue sob influência da circulação atmosférica em níveis mais altos, condição que inibe a formação de nuvens mais robustas e mantém o tempo firme sobre a maior parte do estado. Apenas algumas cidades do sudoeste podem registrar pancadas isoladas acompanhadas de raios, por influência de núcleos vindos do Paraguai.
No restante do estado, o destaque será novamente o calor. Vários municípios devem registrar temperaturas próximas dos 40ºC, e não está descartado que algumas localidades ultrapassem esse valor.




