Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

Mato Grosso do Sul

MS tem retorno da chuva isolada, mas calor e e tempo seco ainda predomina nesta quinta

O encontro entre o ar úmido e as altas temperaturas favorece a formação de nuvens carregadas, especialmente nas regiões oeste, do Pantanal e norte do estado.

Primeira Página

27 de Novembro de 2025 - 08:56

MS tem retorno da chuva isolada, mas calor e e tempo seco ainda predomina nesta quinta
Foto: De arquivo, Primeira Página

A quinta-feira (27) marca o retorno da umidade a parte do Mato Grosso do Sul, trazendo condições para novas instabilidades após um período de tempo mais seco. O encontro entre o ar úmido e as altas temperaturas favorece a formação de nuvens carregadas, especialmente nas regiões oeste, do Pantanal e norte do estado.

Conforme a previsão do Climatempo, nesses locais, as pancadas de chuva tendem a ganhar força ao longo do dia, embora continuem ocorrendo de forma irregular e isolada, com potencial para vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Municípios como Corumbá, Ladário e Sonora devem registrar chuva passageira principalmente no período da tarde. Já nas demais áreas do estado, o predomínio será de tempo firme, sol forte e alerta para a baixa umidade do ar, sobretudo na metade leste. Cidades como Jardim, Miranda e Anastácio podem superar facilmente os 35ºC.

Em Campo Grande, o dia começa quente e abafado, com sol entre poucas nuvens. Ao longo das horas, as temperaturas sobem rapidamente e a máxima deve alcançar cerca de 35ºC durante a tarde. A umidade relativa do ar entra em níveis críticos, ficando abaixo de 30% no período mais quente.

Instabilidades em MS

O fim de semana começa com mudanças no padrão atmosférico. Na sexta-feira, a circulação de umidade vinda da Região Norte, aliada a perturbações locais, favorece o avanço de áreas de instabilidade sobre o oeste e o norte sul-mato-grossense. Nessas áreas, as pancadas podem ocorrer com maior abrangência.

Enquanto isso, o restante do estado, incluindo as regiões sul, centro-leste e leste, permanece sob influência de ar mais seco, com sol, calor intenso e umidade muito baixa, podendo atingir níveis abaixo de 20%. Em Campo Grande, a sexta deve ser de tempo abafado, com sol entre nuvens e sem previsão de chuva, embora a umidade volte a cair drasticamente à tarde.

No sábado, uma área de alta pressão em níveis elevados da atmosfera deve bloquear a formação de nuvens mais carregadas. Com isso, o tempo volta a firmar em praticamente todo o estado. Apenas cidades do extremo noroeste, próximas à divisa com Mato Grosso, podem registrar pancadas rápidas e fracas devido à aproximação de instabilidades vindas do norte.