Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 25 de Outubro de 2020

Mato Grosso do Sul

Primavera chega a MS com temperaturas abaixo da média e chuvas irregulares

Calorão de 40ºC não deve ser tão frequente na próxima estação, diz Cemtec

Midiamax

18 de Setembro de 2020 - 13:49

Foto: Marcos Ermínio/Midiamax

A Primavera começa na próxima terça-feira (22) e já chega com uma boa notícia para os sul-mato-grossenses: os dias de calorão com 40ºC estão contados. Com a chegada da nova estação, as chuvas retornam e aliviam as temperaturas em MS.

A coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima), Franciane Rodrigues, explicou que há chuvas previstas para Mato Grosso do Sul, já começando neste fim de semana.

“Estamos sem chuvas desde o dia 22 de agosto, mas mudança começam neste fim de semana. Entre os dias 18 e 26 de setembro, as pancadas retornam fracas mas já é uma mudança significativa para a melhora do tempo seco”, diz. A previsão é de um acumulado de chuva de 10 mm para a região do Pantanal nos primeiros dias.

Entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro, a condição é considerada ótima e deve ajudar e muito no combate aos incêndios em MS. Na região pantaneira, a previsão é de um acumulado de 50 mm de chuva. Enquanto nas regiões central, norte e do Bolsão, o acumulado deve ser de 20 mm.

Segundo a especialista, a expetativa é que a primavera não seja tão quente quanto estes últimos dias de inverno. Porém, devido à influência do fenômeno La Niña, as chuvas devem ser irregulares em MS. Ou seja, pode chover muito por alguns dias e depois MS pode enfrentar mais dias sem chuva.

“Teremos temperaturas abaixo da média, serão amenas e mais agradáveis. Mas também teremos um índice de chuva abaixo da média para a estação”.