Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Mato Grosso do Sul

Sebrae inaugura primeiro Polo de Ecoturismo do país em MS

Polo tem planos de cooperar com outros destinos do Brasil para auxiliar nos produtos de natureza.

G1

20 de Maio de 2022 - 08:26

Sebrae inaugura primeiro Polo de Ecoturismo do país em MS
Em Bonito, Sebrae/MS lança Polo para ser referência nacional — Foto: g1 MS

Referência no turismo sustentável, Bonito (MS) - a 297 quilômetros de Campo Grande - inaugurou o primeiro Polo Sebrae de Ecoturismo do Brasil. Com isso, a cidade se torna vitrine de ações e pesquisas que vão inspirar atividades de ecoturismo em todo país.

Semelhante a seus demais polos especiais, o Polo Sebrae de Ecoturismo tem o objetivo de fomentar o turismo de natureza no Brasil, auxiliando micro e pequenos empreendedores que querem abrir uma empresa do segmento, promover eventos de capacitação e seminários de debate com outros destinos.

Dentre os principais objetivos do centro de referência, estão o aumento da competitividade dos pequenos negócios, com inovação e sustentabilidade; o aproveitamento dos recursos naturais e socioculturais de maneira consciente; o apoio da comunidade local no desenvolvimento do potencial turístico local; e a promoção de atendimentos, programas e ações que visem a conservação de recursos naturais.

Para a coordenadora nacional de turismo do Sebrae, Analuiza de Andrade, a criação do Polo vai possibilitar a troca de informações e novos projetos para o segmento de turismo de natureza. Segundo ela, a unidade regional de Bonito do Sebrae foi escolhida para sediar o centro de referência e irá contribuir com outros destinos do Brasil.

“O Polo é para disseminar conhecimento! Vamos ajudar o setor através de conteúdos. Teremos muitas parcerias para contribuir com o empresário e os pequenos negócios. Todos saem ganhando com essa inauguração”, celebrou.

Um dos principais destinos de turismo de Mato Grosso do Sul, o titular da Fundação de Turismo (Fundtur-MS), Bruno Wendling, destaca que além das paisagens exuberantes, Bonito construiu um sólido modelo de gestão sustentável do setor e a modelos para outros locais.

“O Polo vem para expandir nossa capacidade de produzir informações, influenciar outros destinos e ser influenciado com outros destinos internacionais. Queremos consolidar nossa posição no segmento, onde a informação estará organizada e disponível aos profissionais”, disse.

Umas das primeiras ações do Polo foi a assinatura do pleito de candidatura de Bonito como sede do próximo AdventureNext, uma das maiores feiras do segmento no mundo. O documento foi assinado pelo titular da Fundtur, Bruno Wendling; o superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça e o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSDB).

Bonito participou da edição de 2022 do AdventureNEXT Latin América, realizada no Panamá, em fevereiro. Na ocasião, o município manifestou interesse em sediar uma futura edição da feira, disputando com a Colômbia em março de 2023 ou com o Equador em 2024.

“Mato Grosso do Sul é referência, precisamos levar isso a nível mundo para servir de exemplo. Hoje nosso país é visto como o agronegócio, mas o turismo também é muito forte e temos total condição de sair na frente”, disse o titular da Fundtur.

Também participaram da inauguração o vice-presidente da Adventure Travel Trade Association (ATTA), Gustavo Timo e a vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Pollyana Pugas.

Inspira Ecoturismo

Até sábado (21), Bonito recebe a 1ª edição do Seminário Inspira Ecoturismo, promovido pelo Sebrae/MS. Com 600 pessoas presenciais e 300 remotas, o evento tem como objetivo fomentar o ecoturismo e promover debates das principais tendências e desafios do setor, além de visitas técnicas a destinos do município.

A proprietária de uma agência turismo em Caravelas, na Bahia, Andréia de Souza, de 63 anos, percorreu mais de 2 mil quilômetros para prestigiar o evento. “Mesmo com frio, a troca aqui tá sendo muito intensa. Trabalho com turismo há 20 anos e nunca estive em Bonito. Estou muito feliz por essa oportunidade e por terem organizado esse momento”, disse.

Entre os temas que estão sendo abordados no Inspira Ecoturismo, estão segurança no turismo de aventura, estratégias de mercado, políticas públicas, turismo sustentável, inovação, desenvolvimento local e sustentabilidade. As oficinas e painéis estão sendo transmitidas ao vivo, de forma on-line, pelos canais do Sebrae/MS.

“O Inspira Ecoturismo vem para fortalecer o segmento do turismo como um todo e Bonito é a cidade ideal para receber esse tipo de ação. O Sebrae sempre apoiou a profissionalização do setor no município, e esse evento é mais uma ação nesse sentido”, afirma o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.