Mato Grosso do Sul
Vander convida Soraya para fazer ‘dobradinha’ no Senado
Na ocasião, ele convidou a senadora até para uma ‘dobradinha’ na disputa ao Senado, já que são 2 vagas.
Midiamax
19 de Janeiro de 2026 - 13:56

Senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos) recebeu um convite pessoal do deputado federal e presidente estadual do PT em MS, Vander Loubet, para disputar ao Senado Federal.
Ao Jornal Midiamax, Vander confirmou o encontro no fim do ano passado. Na ocasião, ele convidou a senadora até para uma ‘dobradinha’ na disputa ao Senado, já que são duas vagas neste ano.
Assim, o presidente petista falou mais sobre a conversa entre os dois. “O Podemos não deve garantir ela como senadora do Lula aqui no Estado. Nós conversamos e uma possibilidade é dela se filiar ao PDT ou PSB. Se quiser sair candidata a deputada federal, dá para conversa com PV para reforçar nossa chapa.”
O PT tem federação com o PV e PCdoB. O Partido Verde afirmou em recente entrevista com o Midiamax que lançará dois candidatos a deputado federal e dois a estadual.
Assim, Vander assegurou que agora depende da vontade da senadora. “Na disputa ao Senado Federal, pode ser eu e ela. No primeiro momento, a decisão única dela é de tentar o Senado Federal e, me colocando no lugar dela, ia tentar reeleição. Ela vai olhar os números e fazer a avaliação.”
A reportagem entrou em contato com a assessoria da senadora. Por sua vez, Soraya disse que não vai comentar sobre nenhuma articulação no momento. “Todas as conversas que tem ainda são internas”, disse, por meio da assessoria.
Advogada, Soraya estreou na política em 2018, quando foi eleita pelo PSL — que se fundiu com o DEM e formou o União Brasil — como a ‘senadora de Bolsonaro’. No entanto, rompeu com o ex-presidente e se tornou crítica ferrenha nas eleições de 2022, a qual ela concorreu à Presidência da República, já pelo União.




