Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

Mato Grosso do Sul

Variações de temperatura, semana chega ao fim com previsão de 33°C neste sábado

Umidade relativa do ar permanece baixa, com valores mínimos entre 8% e 20% em grande parte do Estado.

Midiamax

16 de Agosto de 2025 - 07:00

Variações de temperatura, semana chega ao fim com previsão de 33°C neste sábado
Hidratação é importante para driblar baixa umidade do ar. Foto: arquivo Midiamax

A presença do ar seco que atinge todos os municípios de Mato Grosso do Sul favorece a alta amplitude térmica diária. Com isso, as diferenças entre as temperaturas mínimas e máximas podem exceder os 20°C neste sábado (16), em uma mesma cidade.

A previsão indica manhãs e noites geladas, com tardes de calor. Em Campo Grande, os termômetros registram 11°C no início da manhã, mas, ao longo do dia, a temperatura sobe e pode atingir 32°C.

No sul do Estado, em Ponta Porã, a mínima prevista é de 12°C e a máxima de 30°C. Em Dourados, a previsão é semelhante. Os termômetros variam entre 12°C e 29°C.

Em Coxim, na região norte, a temperatura varia entre 13°C e 29°C. Em São Gabriel do Oeste, a mínima é de 12°C e a máxima de 31°C. Na região letes, em Três Lagoas, os termômetros registram entre 13°C e 28°C.

No oeste do Estado, em Miranda, a mínima é de 13°C e a máxima de 32°C. Já em Porto Murtinho a temperatura varia entre 12°C e 33°C.

Baixa umidade do ar

A umidade relativa do ar permanece baixa, com valores mínimos entre 8% e 20% em grande parte do Estado. Na sexta-feira (15), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou três alertas devido aos baixos índices de umidade do ar.

A principal preocupação é em relação à saude, considerando que o ideal é umidade do ar em 60%. Os baixos índices oferecem risco de doenças pulmonares, dores de cabeça, desidratação, ressecamento de olhos, boca e pele, além de outras ocorrências.

Os baixos índices de umidade também aumentam a possibilidade de incêndios florestais. Análise do Cemtec-MS (Cento de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) indica que a situação se estende pelos próximos dias, afinal, não há previsão de chuva até 19 de agosto. Depois disso, há uma pequena possibilidade, porém, apenas nas regiões sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul.

Por isso é importante reforçar os cuidados com a saúde. Confira algumas orientações:

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
  • Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
  • Obtenha mais informações com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).