Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Mundo

Homem mata a mãe e a irmã a facadas em ato reivindicado pelo EI

O agressor foi morto pela polícia quando saiu da casa em que estava entrincheirado, indicou à AFP o delegado responsável pelo caso na cidade de Trappes.

iG notícias

23 de Agosto de 2018 - 09:38

Um homem armado com uma faca matou nesta quinta-feira (23) a mãe e a irmã e feriu outra pessoa em uma cidade a 30 km de Paris, antes de ser morto pela polícia, que não informou até o momento se o ataque – reivindicado pelo EI – foi um ato terrorista. 
O agressor foi morto pela polícia quando saiu da casa em que estava entrincheirado, indicou à AFP o delegado responsável pelo caso na cidade de Trappes. 

“O indivíduo foi neutralizado”, confirmou no Twitter o ministro do Interior, Gérard Collomb, que seguiu imediatamente para a Trappes, cidade que fica a 30 quilômetros de Paris. 

“Meus pensamentos estão com as vítimas e seus parentes”, completou Collomb na mesma rede social. As forças de segurança investigam para esclarecer as circunstâncias do ataque, completou. 

Pouco depois do ataque o grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria da ação. 

“O autor do atentado na cidade de Trappes é um dos combatentes do Estado Islâmico e executou o ataque em resposta ao apelo para atacar cidadãos dos países da coalizão internacional”, afirmou a Amaq, a agência de propaganda do grupo extremista. 

As autoridades, no entanto, não descartam outras pistas. O criminoso tinha ficha policial desde 2016 por apologia ao terrorismo, segundo uma fonte oficial. 

Em função da identidade das vítimas, a polícia também investiga um possível drama familiar. 

O Departamento Antiterrorista do Ministério Público de Paris não abriu uma investigação até o momento. 

O ataque aconteceu um dia depois da divulgação de uma mensagem de áudio do líder do EI, Abu Bakr Al Bagdadi, na qual, após um ano de silêncio, pede a seus partidários que continuem com a “jihad”. 

A mensagem foi divulgada no momento em que o grupo extremista está encurralado na Síria e foi expulso de todos os centros urbanos do Iraque, depois de ter controlado grandes faixas de território nos dois países. 

A França vive em estado de alerta ante a ameaça extremista desde uma onda de atentados sem precedentes em sua história em 2015. Este ano foi alvo de dois ataques que deixaram cinco mortos. 

Trappes é um subúrbio parisiense pobre, localizado a 30 quilômetros da capital francesa. Grande parte de seus 30.000 habitantes têm origem estrangeira e o índice de desemprego na área é duas vezes maior que a média nacional. 

Também é conhecida por ser uma das localidades de onde mais jovens (quase 50) saíram para combater ao lado do grupo Estado Islâmico no Iraque e na Síria, informou recentemente à AFP o prefeito da cidade.