Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 17 de Abril de 2024

Paranhos

Suplementar: Donizete Viário é confirmado pela regional do MDB para disputar prefeitura em Paranhos

Os 8.401 eleitores aptos a votar retornarão as urnas para eleger o prefeito e o vice no próximo dia 3 de outubro.

Marcos Tomé/RN

27 de Agosto de 2021 - 11:25

Suplementar: Donizete Viário é confirmado pela regional do MDB para disputar prefeitura em Paranhos
Donizete Filho, ex-governador André Pucinelli e a direita, Donizete Viário. Foto: Arquivo

O atual prefeito interino da cidade de Paranhos, empresário Donizete Aparecido Viáro, acaba de ser escolhido candidatado a prefeito em convenção partidária realizada na sede da direção regional do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) em Campo Grande, e vai disputar a prefeitura na eleição suplementar do próximo dia 3 de outubro. A informação foi confirmada pelo deputado estadual, Marcio Fernandes.

Os 8.401 eleitores aptos a votar retornarão as urnas para eleger o prefeito e o vice após decisão proferida pelo juízo da 1ª Zona Eleitoral que, julgando procedente a ação de impugnação, indeferiu o pedido de registro de candidatura de Heliomar Klabunde (MDB) ao cargo de prefeito do município de Paranhos nas eleições de 2020.

Heliomar foi o candidato mais votado (61,67% dos votos válidos), mas teve o registro de candidatura cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em Brasília. Eleito vereador e presidente da Câmara no dia 1º de janeiro, Donizete Viário, o Donizete da Auto Elétrica, como é conhecido, assumiu interinamente o governo.

O próximo passo é discutir com os partidos aliados um grande projeto de desenvolvimento para Paranhos”, Donizete Viáro.

Suplementar: Donizete Viário é confirmado pela regional do MDB para disputar prefeitura em Paranhos
Convencionais do diretório regional do MDB. Foto: Divulgação

Por telefone o prefeito interino disse a reportagem do regiaonews, que houve o consenso em torno de seu nome internamente no partido. “Saio daqui com a alma lavada porque temos aceitação popular e crença em nosso trabalho incansável em prol de Paranhos. Seria um crime, uma injustiça caso o partido não nos desse a legenda para disputar o pleito”, revelou.

Segundo Donizete, o próximo passo agora é discutir com os partidos aliados e agremiações partidárias que gravitam entorno da gestão, um grande projeto de desenvolvimento para o município que faz divisa com a cidade de Ypêjhú, do país vizinho, o Paraguai.

Disputa interna – O pivô das divergências politicas entre Donizete Viário e Heliomar Klabunde (mesmo partido) começou na construção da presidência da Câmara com a vitória de Viáro. Depois da decisão do TSE em que provocou nova eleição, Klabunde decidiu apoiar Luiz Carlos Lopes, o Kim, do PTB, que fazia parte de sua aliança partidária.

Suplementar: Donizete Viário é confirmado pela regional do MDB para disputar prefeitura em Paranhos
Heliomar Klabunde e Donizete Viáro. Foto: Reprodução

Num vídeo que circulou nas redes sociais, Heliomar declarou apoio ao vereador Kim, sob o argumento de que teria sua linha ideológica administrativa. “Eu tô apoiando o candidato que vamos ter no nosso grupo, porque ele tem também o mesmo pensamento que tenho”, revelou o ex-prefeito acusando Viário de ter se aliado ao PSDB na gestão passada (adversário).

Histórico - Em novembro de 2020, Heliomar Klabunde (MDB) conquistou um terceiro mandato nas urnas, mas foi impedido de tomar posse em janeiro deste ano. Ele teve a candidatura indeferida por ter tido contas de sua última gestão reprovadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União), relacionadas à execução de um convênio com o governo federal.

O vereador Donizete Viáro (MDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal e assumiu a chefia do Executivo interinamente. Klabunde tentou vários recursos antes da decisão final do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas não obteve sucesso. Com o último recurso negado pela corte superior em junho, o TSE definiu em julho, que a nova eleição para prefeito será realizada em 3 de outubro. A diplomação e posse dos eleitos deve acontecer no dia 22 do mesmo mês.