Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 28 de Dezembro de 2025

Policial

Com diagnóstico de esquizofrenia, rapaz que matou idosa ficará internado em hospital psiquiátrico

Juliano Lacerda Bittencourt ficará internado numa instituição psiquiátrica no mínimo por 3 anos.

Redação/Região News

27 de Março de 2023 - 08:24

Com diagnóstico de esquizofrenia, rapaz que matou idosa ficará internado em hospital psiquiátrico

O rapaz que disse ter matado a idosa Ivonete Infran, ao ouvir e obedecer a “vozes” da mãe determinando que cometesse o crime, obteve sentença penal absolutória imprópria por ter sido considerado inimputável, com diagnóstico de esquizofrenia.

Juliano Lacerda Bittencourt ficará internado numa instituição psiquiátrica no mínimo por 3 anos. Ao término do prazo, passará por nova avaliação e pode ser solto caso os psiquiatras atestem que está curado e pode viver em sociedade.

Juliano matou dona Ivonete dia 18 de agosto do ano passado na hora do almoço e minutos depois se entregou na Polícia Militar. Menos de um mês após o crime, dia 6 de setembro, ele esganou até a morte um companheiro de cela, Renato Geovane Alves. Já se tornou réu por homicídio qualificado, mas não deve ir á julgamento porque passará por um novo exame de insanidade mental.

Em 18 de agosto do ano passado, por volta do meio-dia, Juliano entrou porta a dentro na casa da vítima, que estava sentada na sala assistindo tv, a matou a golpes de faca e também esfaqueou o marido dela, Lázaro Infran. Ele estava no quintal fumando e veio em socorro dela.

Juliano admitiu que não conhecia o casal de idosos e conforme avaliação psiquiátrico pode ter tido um surto psicótico.

Juliano admitiu que não conhecia o casal de idosos e conforme avaliação psiquiátrico pode ter tido um surto psicótico. Ele estava há 4 dias na casa ao lado, na Rua Pascacio Freitas, São Bento.

Lá mora Magno Soares Furtado, conhecido que lhe deu abrigo. Na véspera e horas antes de cometer o crime ele fumou maconha.

Juliano, que usa remédio controlado, disse ouvir vozes desde os 19 anos (hoje tem 25). Na Penitenciária da Gameleira, para onde foi levado após se entregar na Polícia Militar minutos após cometer o crime em Sidrolândia, dia 6 de setembro do ano passado, esganou até a morte Renato Geovane Alves, com quem dividia a cela.

No depoimento, o marido de dona Maria, Lázaro, foi lágrimas ao descrever o que aconteceu naquele dia trágico, quando perdeu a esposa e quase foi morto. Com problemas cardíacos, saúde debilitada, tinha dificuldades para se locomover.

Depois do almoço, foi para o quintal fumar enquanto ela assistia tv na sala. Foi em socorro dela ao ouvir os gemidos da mulher que estava sendo atacada por Juliano. Entrou em luta corporal com ele, foi golpeado e o agressor fugiu.

Insanidade

Em novembro do ano passado, o juiz criminal Cláudio Müller Pareja, homologou o laudo de insanidade mental de Juliano de Lacerda do psiquiatra Rodrigo Abdo. Ele foi diagnosticado com esquizofrenia hebefrênica, alienação mental e a recomendação como medida de segurança a internação por no mínimo um ano. Na avaliação do médico, “a época dos fatos, havia total incapacidade de entendimento e discernimento”, mostra um trecho do laudo .