Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 5 de Dezembro de 2024

Policial

Em dois meses, Sidrolândia registra 75 ocorrências de furtos e roubos

A evidência de que nem sempre as vítimas vão à Polícia registrar queixa.

Redação/Região News

30 de Dezembro de 2022 - 09:50

Em dois meses, Sidrolândia registra 75 ocorrências de furtos e roubos
Secretaria da Escola Estadual do Assentamento Eldorado. Foto: Divulgação.

Sem levar em conta a subnotificação (muitas vítimas nem registram o boletim de ocorrência), considerando apenas os dados do sistema Sigo da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, nos últimos 60 dias, Sidrolândia teve 75 furtos e roubos, uma queda de 8,53% sobre o bimestre anterior (setembro/outubro), que acumulou 82 ocorrências. Foram vários registros em que foram alvo casas onde os moradores estavam de viagem.

No acumulado do ano são 459 crimes contra o patrimônio. Neste mês, em que a Polícia Militar teve o efetivo reforçado com 15 policiais, o número de ocorrências caiu 35% (de 45 para 29), em relação a novembro, ressaltando-se que essa estatística pode mudar se os marginais voltarem a agir nesta sexta-feira e sábado.

A evidência de que nem sempre as vítimas vão à Polícia registrar queixa foi o que aconteceu na madrugada de quinta-feira quando marginais arrombaram a secretaria da Escola Estadual do Assentamento Eldorado, reviraram tudo, levaram dois HDS e um notebook.

Nos últimos 60 dias a Polícia só conseguiu identificar e prender dois ladrões responsáveis pelos furtos, mas que foram colocados em liberdade 24 horas depois, sem pagar fiança, após passarem por audiência de custódia. O terceiro suspeito estava com mandado de prisão em aberto foi encaminhado para o Sistema Penitenciário Gameleira.

No último dia 14, Genilson da Silva Moraes, foi preso por receptação de uma motocicleta Honda XRE 300 placa HTR-9479 que havia sido furtada da casa do proprietário na Rua Rio Grande do Sul.

Genilson foi colocado em liberdade no dia seguinte após a audiência de custódia embora tenha antecedentes por tráfico de drogas, com condenação a 5 anos de prisão. Quem também foi preso, por furtar uma caixa de ferramenta de um veículo no estacionamento da loja Guri Home Center, no dia 17 de novembro, foi Jeber Luiz da Silva.

Colocado em liberdade poucas horas depois, mesmo com seus antecedentes. No dia 24 de outubro, ele foi flagrado pelas câmeras de segurança arrombando a loja Louyse Store, de onde levou várias peças de roupa e uma caixa de som.

Entre as ocorrências registradas, teve uma casa na Rua Napoleão Ferreira, que estava vazia porque a proprietária havia viajado para tratamento de saúde na Capital. No último dia 20, os marginais arrombaram a porta da frente e levaram os alimentos que estavam na dispensa; além de um ferro de passar, um liquidificador e um rádio.

Na véspera de Natal, quando também não havia ninguém em casa, os marginais entraram em outra casa na Rua Napoleão Ferreira. Eles levaram uma TV de 32 polegadas, uma bicicleta, além de caixa de som, um par de tênis, roupas, perfumes, bijuterias, batedeira e uma chapinha de cabelo.

Em dois meses, Sidrolândia registra 75 ocorrências de furtos e roubos
Viaturas da PM e PC de Sidrolândia. Foto: RN.

Em pleno Natal, marginais invadiram um salão onde funcionava um bar também na Napoleão Ferreira, só que na altura do número 492, reviram tudo e nos fundos foi preso um suspeito com uma bicicleta roubada. Os ladrões também aproveitaram a ausência dos proprietários de uma casa na Rua Abigail Bernardo para arrombar a residência. Levaram um aparelho de tv avaliado em R$ 1.800,00.