Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Policial

Idoso com câncer morre após tomar em horas medicamento para 5 dias

A vítima foi medicada no dia 14, e logo em seguida apresentou reações adversas, morrendo 15 dias depois

Campo Grande News

05 de Setembro de 2014 - 14:54

Familiares de Adolfo Coelho de Souza, 82 anos, que morreu durante tratamento de câncer na Santa Casa de Campo Grande, relataram erro médico durante o procedimento de quimioterapia. Ontem (04), eles foram ao 1º Distrito Policial para prestar depoimento.

Segundo a delegada Ana Cláudia Medina, que já investiga outros quatro casos semelhantes, o filho do idoso apresentou um documento emitido pelo médico Henrique Ascenço, do Centro de Oncologia e Hematologia de Mato Grosso do Sul, apontando falha no processo de infusão do medicamento.

“Parece que foi um erro na infusão. O procedimento que deveria ser feito ao longo de cinco dias, foi feito em poucas horas”, explica Medina. A vítima foi medicada no dia 14, e logo em seguida apresentou reações adversas, morrendo 15 dias depois.

No dia da morte (29), o filho do idoso suspeitou do caso depois que um médico se recusou a assinar o óbito. Desconfiado, ele acionou o polícia. “Vamos pedir agora toda a documentação do idoso junto à Santa Casa, para que possamos iniciar as investigações. Também pretendo ouvir uma mulher que seria a cuidadora do idoso, e o acompanhava durante a noite, no período de internação”, completa.

Além desta, a 1ª DP também apura as mortes de Carmen Insfran Bernad, Norotilde Araújo Greco e Maria da Glória Guimarães. A três morreram após quimioterapia aplicada por profissionais do Centro, empresa que prestava serviços à Santa Casa, mas que depois que os casos vieram à tona, teve o contrato cancelado. A unidade de saúde já anunciou que vai interromper os serviços do setor.