Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 21 de Dezembro de 2025

Policial

Nova Lei Seca flagra 65 motoristas; 26 foram presos em flagrante

Dos 65 motoristas douradenses flagrados pela Policia Militar por ingerir bebida alcoólica, 26 foram presos em flagrante pelo crime previsto no artigo 306 do CTB - embriaguez ao volante.

Dourados Agora

14 de Março de 2013 - 10:10

A mudança no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) sancionada em 20 de dezembro de 2012, quando tornou mais rigorosa a Lei Seca impondo ‘tolerância zero’ ao motorista que ingerir qualquer quantidade de álcool, já vem trazendo resultados.

Dos 65 motoristas douradenses flagrados pela Policia Militar por ingerir bebida alcoólica, 26 foram presos em flagrante pelo crime previsto no artigo 306 do CTB - embriaguez ao volante. Estes foram conduzidos à delegacia e, além de ter que responder por crime, não se livraram da infração administrativa, pagando uma multa de R$ 1.915,40.

Neste caso, também tiveram a Carteira de Habilitação retida e o veículo recolhido ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Do total de flagrantes gerados durante as blitze realizadas em Dourados nos últimos dois meses, 39 motoristas vão responder apenas por infração administrativa, neste caso, não foram conduzidos à delegacia, apenas pagaram multa, mas ainda assim, terão que reponder o processo por dirigir alcoolizado. De acordo com o tenente da Policia Militar, responsável pela fiscalização de trânsito, agora a Lei Seca tem resultados mais satisfatórios tendo em vista que vídeos e relatos de testemunhas servem como provas contra motoristas embriagados.

Anteriormente o motorista teria que fazer o teste do bafômetro, mas muitos se recusavam. De acordo com a resolução, o condutor flagrado com 0,01 miligrama de álcool por litro de ar já poderá pagar multa e ter carro e carteira aprendidos. Se o motorista for pego com 0,03 mg de álcool por litro de ar já vai ser enquadrado no crime de trânsito.