Policial
PF tem 103 investigações sobre desvio de dinheiro público em MS
O relatório é fruto da criação, no final de 2011, do SRDP (Serviço de Repressão a Desvios de Recursos Públicos).
Campo Grande News
06 de Novembro de 2012 - 09:10
A Polícia Federal mantém 103 investigações em Mato Grosso do Sul sobre desvio de recursos públicos, parte de um total de 8,1 mil investigações que correm sobre o assunto em todo o País, que apontam para desvio de R$ 11,6 bilhões. Do total de investigações, 47 estão a cargo da Superintendência Regional da PF, em Campo Grande.
A PF não detalha a que se referem as investigações. Em reportagem de hoje, o jornal Folha de S.Paulo informou que os inquéritos sobre desvio de dinheiro público representam 10% do trabalho da PF no País.
Conforme o jornal paulista, as apurações são concentradas em verbas dos ministérios da Educação, da Saúde, dos Transportes e de Cidades ou ainda repassadas pelos órgãos para os Estados e municípios.
Um relatório, ao qual o jornal teve acesso, informa que a maior parte das investigações está no Nordeste (3.767), no Sudeste (2.022) e no Norte (1.091). Outras 720 são no Centro-Oeste e, por fim, 410, são no Sul do País.
O relatório é fruto da criação, no final de 2011, do SRDP (Serviço de Repressão a Desvios de Recursos Públicos).
Em todo o País, segundo a reportagem da Folha,há 1.633 agentes públicos sob investigação, entre políticos que ocupam cargos eletivos e servidores públicos. Os delitos mais comuns são peculato (1.402 inquéritos) e crimes em licitação (1.148 investigações).
As prefeituras motivam, no País, 1819 inquéritos. De acordo com a PF, isso ocorre porque a maior parte dos recursos federais para educação, saúde e cidades são repassados às administrações municipais para que elas efetuem as compras. Em geral, é nesse momento em que ocorrem as fraudes, de acordo com a corporação.