Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Policial

PM realiza Resgate do Civismo na Escola e apresenta novo comandante

A intenção é orientar os estudantes sobre a importância da educação cívica, dos hinos e símbolos e sobre o trabalho da Polícia Militar

Franciane Trindade/Região News

25 de Abril de 2011 - 14:34

PM realiza Resgate do Civismo na Escola e apresenta novo comandante
PM realiza Resgate do Civismo na Escola e apresenta novo comandante - Foto: Arquivo

A Polícia Militar de Sidrolândia vai realizar no dia 28 de abril na Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade um trabalho com os alunos da unidade escolar, no qual o tema ser abordado será “O resgate do Civismo nas escolas” as atividades fazem parte do Programa de Resgate do Civismo nas Escolas (Proerces) o evento terá início as 09 horas.

Está previsto a presença do tenente coronel Holivaldo de Jesus Muniz, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM) bem como representantes do Comando da Polícia Metropolitano (CPM) e do Comando de Polícia do Interior (CPI) e outras autoridades dos meios policias do estado e do município.

A intenção é orientar os estudantes sobre a importância da educação cívica, dos hinos e símbolos e sobre o trabalho da Polícia Militar. “Estamos desenvolvendo mais um trabalho de aproximação da PM com a comunidade. Nosso principal objetivo é a prevenção e, orientando as crianças e os adolescentes, sabemos que estamos ajudando a formar o cidadão do futuro” disse o coordenador do projeto, 1º sargento PM Gilson de Campo Grande.

Na ocasião será apresentada a comunidade sidrolandense o novo Comandante da Polícia Militar de Sidrolândia o 2º Tenente QOPM Edcezar Zeilinger que foi nomeado no dia 07 de Abril assinado pelo comandante, Coronel QOPM Carlos Alberto David dos Santos. A Banda musical da Polícia Militar irá abrilhantar o evento.

Conheça o Projeto

O Proerces é mais um projeto de aplicação da filosofia de policiamento comunitário com interação e aproximação PM/sociedade. A idéia tem sido bem recebida pela comunidade escolar e resultado em maior número de denúncias e reclamações por parte dos moradores da área atendida pelo 1º BPM. Com isso, a PM está podendo direcionar melhor as ações na região. Outra vantagem é a mudança de comportamento dos alunos que passam a ter um novo referencial após o aprendido nas palestras.

O projeto do 1º BPM atua em três frentes: educação para a cidadania e civismo; lazer e aproximação PM/Comunidade. A primeira é desenvolvida por meio de palestras que abordam assuntos atuais e patrióticos como direito da mulher e Proclamação da República. A segunda, por meio da apresentação de música popular pela Banda da PM e no estímulo à realização de trabalhos sobre o tema abordado. Os policiais militares ainda incentivam que as escolas tenham bandas para a formação de futuros músicos.

A terceira frente é apontada como a mais importante e se dá por meio da interação, do contato direto dos policiais com os alunos e a comunidade da região. Nosso objetivo é antecipar aos problemas de ordem comportamental, acabando com a inversão de valores que hoje ocorre em muitas escolas. Com a interação entre PM, banda e comunidade escolar conseguimos mostrar outras oportunidades e exemplos para as crianças e adolescentes. Isso é policiamento comunitário, ressaltou sargento Gilson.

Os policiais militares ainda fazem questão de frisar a importância da troca de conhecimentos e benefícios na relação com os alunos. Segundo eles, não são só os adolescentes que saem ganhando. Os policiais fazem as explanações, tocam as músicas, passam orientações, mas também recebem estímulo para continuar com o trabalho por meio da confiança conquistada.

A atividade do 1º BPM é mais uma das desenvolvidas para aproximar a PM da comunidade. Nós acreditamos que essa é a melhor forma de se fazer segurança pública: com a participação de todos. Nossa filosofia de policiamento de proximidade tem se mostrado muito eficaz. Aumentou o número de denúncias, os policiais militares estão mais presentes nas ruas, cresceu a sensação de segurança. Isso graças, também, a iniciativas como essas. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, concluiu comandante geral da PMMS, coronel Carlos Alberto David dos Santos.