Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Policial

PMA apreende 19 aves e arma com assentado e aplica multa

Conjuntura Online

06 de Abril de 2011 - 09:21

Policiais Militares Ambientais de Mundo Novo (MS), em fiscalização nos assentamentos da região de Japorã (MS) apreenderam, ontem à tarde, 19 aves e 01 espingarda com numeração raspada. Os policiais localizaram 17 pássaros da espécie canário-da-terra e 02 “papagaios”, no lote 17 do assentamento do assentamento TAGROS.

Também foi localizada 01 espingarda calibre 32 com a numeração raspada, com 09 munições intactas e 01 deflagrada. No local estava apenas o caseiro, que assumiu ser o proprietário das aves e que a arma pertenceria ao assentado (dono do lote), residente em Mundo Novo.

O homem foi preso e o material foi apreendido. Ele foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo (responsável pela área), onde ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma e por crime ambiental de manter aves em cativeiro sem autorização ambiental.

Pelo crime ambiental, ele poderá pegar pena de 06 meses a 01 ano de detenção e pela posse ilegal de arma, poderá pegar pena de 02 a 04 anos de reclusão. Além disso, o autuado recebeu multa administrativa de R$ 9.500,00 pela posse dos animais silvestres.

Os policiais suspeitam que o assentado capturava as aves para a venda (tráfico) e também utilizava a arma para praticar caça de animais silvestres na região.