Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 4 de Dezembro de 2021

Policial

PMA apreende 2 carretas com 195 m³ de carvão ilegal

MS Record

25 de Abril de 2011 - 09:19

Policiais Militares Ambientais de Costa Rica, que trabalham na ‘Operação Semana Santa’ em parceria com a Polícia Civil, apreenderam na madrugada deste domingo (24), duas carretas carregadas com 195 metros cúbicos de carvão nativo, que seguiam para Minas Gerais.

As duas carretas carregadas com 195 metros cúbicos de carvão nativo, pertenciam a uma carvoaria de Mato Grosso e que tinha destino às siderúrgicas do Estado de Minas Gerais.

A madeira e os veículos que foram apreendidos estão na delegacia de polícia civil de Costa Rica, para que os responsáveis pelas cargas possam responder pelo crime ambiental. Se condenados, podem pegar pena de seis meses a um ano de detenção.

PMA e Polícia Civil

A parceria entre a Polícia Militar Ambiental de Costa Rica e a Policia Civil está sendo desenvolvida para fiscalizar carretas e caminhões, com carga de madeira serrada e carvão nativo que vêm do Mato Grosso, Rondônia e do Pará. Os policiais percebiam que na Guia Florestal expedida pelos órgãos ambientais desses Estados não constava no roteiro o trajeto percorrido pelos municípios de Mato Grosso do Sul, mas somente o roteiro dos Estados de origem.

A legislação daqueles Estados bem como a legislação Federal afirma que, no documento deve constar todo o roteiro do transporte. Isto é feito para que não haja como burlar a fiscalização, ao se retirar madeira de um local como se fosse de outro.